Estratégia e Execução

135 lições da pandemia

Compartilhar:

“As organizações são capazes de se mover mais rapidamente do que jamais imaginaram ser possível.” Este é apenas um dos 135 aprendizados que você encontrará nas páginas a seguir, ilustrado pelo case do Grupo Trigo. Talvez seja o nosso principal. Para entregar a você este dossiê, HSM Management precisou acelerar. Foram mais de 200 hipóteses levantadas com o apoio do nosso conselho editorial, que depois precisaram ser validadas uma a uma em nosso processo de apuração.

Além de uma divisão clara entre aprendizados profissionais e pessoais, que gerou a reportagem “Bônus: 35 lições para a sua vida” (p. 64), a lista de cem itens foi segmentada e revelou em números o que já vínhamos anunciando aqui há um tempo: o RH é a bola da vez. Com um terço dos aprendizados ligados a temas de cultura e gestão de pessoas, o executivo de recursos humanos ganhou, nesta pandemia, uma projeção nunca vista no mundo dos negócios. E isso é uma excelente notícia.

Sinal de que temos à frente dos problemas das empresas o preparo da liderança para lidar com as polaridades, que se agravam em momentos como este. No Brasil e no mundo, observamos a ruptura entre os que defendem a saúde como prioridade e os que levantam a bandeira da economia – nas empresas, enquanto isso, as lideranças de RH fazem um esforço sobre-humano para acomodar as ambivalências. Dá trabalho lidar com abordagens opostas, ouvir muita gente e encontrar o caminho do meio. Mas é a única saída.

Então, como diz a lição #21 da reportagem da página 64, a humanização é para valer. Tão verdade que impactou até este dossiê. Você vai observar que, em vez de listas e tópicos, abordamos os aprendizados por meio de histórias de empresas e pessoas, humanizando, ao máximo, a nossa mensagem para você. Ah! E também fizemos experimentos, como destacado no aprendizado #3 da página 37. E é por isso que a sua revista já chega “rabiscada”. Assim, você pode localizar rapidamente as informações e ter um guia fácil para consultas posteriores.

Por último, vale destacar que, a seguir, você encontra 40 páginas de conteúdo, em vez das 24 usuais. Sabemos que é muita coisa, mas nossa recomendação é: leia degustando. As pausas na leitura são úteis para que você também possa refletir sobre seus próprios aprendizados. Mantenha a mente aberta e boa leitura!

## __NESTE DOSSIÊ__

[Aprendizados que continuam](https://www.revistahsm.com.br/post/10-aprendizados-que-continuarao-em-alta)
*por Gabrielle Teco*

[O que muda na estratégia](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-estrategia-empresarial)
*por Katia Simões*

[Lições de marketing, tecnologia e sociedade](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-marketing-tecnologia-e-sociedade)
*por Ticiana Werneck*

[RH e cultura corporativa em alta](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-cultura-e-rh)
*por Sandra Regina da Silva*

[Lições para a vida](https://www.revistahsm.com.br/post/bonus-35-aprendizados-para-a-vida)
*por Sandra Regina da Silva*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Como superar o desafio da inovação com ambientes ainda informais?

Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

ESG
No ATD 2025, Harvard revelou: 95% dos empregadores valorizam microcertificações. Mesmo assim, o reskilling que realmente transforma exige 3 princípios urgentes. Descubra como evitar o 'caos das credenciais' e construir trilhas que movem negócios e carreiras.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Liderança
70% dos líderes não enxergam seus pontos cegos e as empresas pagam o preço. O antídoto? Autenticidade radical e 'Key People Impact' no lugar do controle tóxico

Poliana Abreu

7 min de leitura
Liderança
15 lições de liderança que Simone Biles ensinou no ATD 2025 sobre resiliência, autenticidade e como transformar pressão em excelência.

Caroline Verre

8 min de leitura
Liderança
Conheça 6 abordagens práticas para que sua aprendizagem se reconfigure da melhor forma

Carol Olinda

4 min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura