Uncategorized

3 lentes para gerar muitas ideias novas

Um processo para que você e sua equipe possam desenvolver raciocínios diferentes que levem a novos modelos de negócio, novos produtos e serviços e novas abordagens de gestão; faça o checklist
é professor de estratégia e empreendedorismo da London Business School e um dos maiores pesquisadores da inovação em gestão; deve lançar em breve dois livros: 25-Need-to-Know MBA Models e Fast Forward.

Compartilhar:

Ser inovador é um desafio para qualquer um, especialmente quando se trabalha em uma grande organização. Diante de um horizonte quase infinito de possibilidades, ajuda partir de um pensamento minimamente estruturado sobre inovação. Apresento três “lentes” muito usadas por empreendedores de sucesso como apoio para chegar a raciocínios diferentes que levem a novos modelos de negócio, novos produtos e serviços e novas abordagens de gestão. Cada um desses caminhos oferece uma forma de promover discussões estruturadas que contribuem para o fluxo criativo. 

**1. DO QUE AS PESSOAS PRECISAM** A primeira lente ajuda a enxergar necessidades ainda não articuladas pelos consumidores. Em vez de lhes perguntar o que eles querem, é preciso buscar algo de que eles necessitam e não é oferecido no mercado. 

Há várias técnicas para tentar descobrir necessidades não expressas pelos consumidores, e a etnografia aplicada ao marketing tem se mostrado uma das mais interessantes. Trata-se de um método de pesquisa do comportamento das pessoas e inclui visitá-las em suas casas e observá-las enquanto utilizam produtos  e serviços. 

**2. POR QUE AS COISAS SÃO COMO SÃO** O segundo caminho representa uma forma de desafiar a ortodoxia corrente. Todos os setores de atividade possuem jeitos tradicionais  de fazer as coisas – um conjunto de regras das quais mesmo as pessoas que atuam no setor não são completamente conscientes. Vale a pena elaborar uma lista dos pressupostos-padrão e, a cada um, perguntar-se: “Por que as coisas são assim?”. Em seguida, você pode fazer uma lista com pressupostos contrários aos originais, para ver se isso desperta novas ideias, menos convencionais. 

**3. SE ALGO FUNCIONARIA EM OUTRO LUGAR** A terceira lente diz respeito ao fato de que muitas ideias de negócios são simplesmente tomadas por empréstimo de outros contextos ou indústrias. Muitos (talvez a maioria) dos novos negócios são, na verdade, provenientes de ideias adaptadas de outros lugares.  A boa notícia é que  a busca da inovação lhe abre a  possibilidade de passar algum tempo conversando com pessoas de outros setores e até mesmo de países diferentes, sempre com a mente aberta.

**20% EVOLUEM** Mais do que tudo, essas três lentes são capazes de estimular o surgimento de uma grande quantidade de ideias novas. Estas têm de ser muitas, uma vez que, segundo as estatísticas, de cada dez ideias propostas, só uma ou duas evoluem com sucesso; as outras nove ou oito, mesmo sendo boas, acabam no fundo de uma gaveta qualquer.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura
ESG
Construímos um universo de possibilidades. Mas a pergunta é: a vida humana está realmente melhor hoje do que 30 anos atrás? Enquanto brasileiros — e guardiões de um dos maiores biomas preservados do planeta — somos chamados a desafiar as retóricas de crescimento e consumo atuais. Se bem endereçados, tais desafios podem nos representar uma vantagem competitiva e um fôlego para o planeta

Filippe Moura

6 min de leitura
Carreira, Diversidade
Ninguém fala disso, mas muitos profissionais mais velhos estão discriminando a si mesmos com a tecnofobia. Eles precisam compreender que a revolução digital não é exclusividade dos jovens

Ricardo Pessoa

4 min de leitura
ESG
Entenda viagens de incentivo só funcionam quando deixam de ser prêmios e viram experiências únicas

Gian Farinelli

6 min de leitura
Liderança
Transições de liderança tem muito mais relação com a cultura e cultura organizacional do que apenas a referência da pessoa naquela função. Como estão estas questões na sua empresa?

Roberto Nascimento

6 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)