Diversidade

Para impulsionar o sucesso da sua empresa, considere a diversidade cognitiva

As políticas de igualdade e inclusão das organizações não são mais opcionais e devem levar em conta a diversidade cognitiva. Pessoas que pensam de forma diferente podem ajudar na resolução de problemas e na inovação, além de evitar o pensamento de grupo
João Roncati é CEO da People+Strategy, consultoria de estratégia, planejamento e desenvolvimento humano.

Compartilhar:

A diversidade e a inclusão têm se tornado temas cada vez mais relevantes no mundo corporativo. As empresas estão percebendo que promover um ambiente diverso e inclusivo não apenas é uma questão de justiça social, mas também traz benefícios significativos para o sucesso dos negócios.

Ao promover a diversidade, as empresas garantem que suas equipes sejam um retrato da sociedade em que estão inseridas. Isso significa no Brasil proporcionar oportunidades iguais para pessoas de diferentes origens étnicas, gêneros, orientações sexuais, idades, habilidades físicas e mentais, entre outros aspectos.

A representatividade também fortalece a imagem das empresas perante os consumidores e a comunidade. Os clientes estão cada vez mais atentos a essas práticas e tendem a se identificar e preferir aquelas que se alinham com seus valores.

Além disso, a diversidade de perspectivas e experiências contribui para uma melhor tomada de decisão, pois evita a existência de vieses e amplia a compreensão dos desafios enfrentados pelas organizações.

## Diversidade cognitiva
Políticas de igualdade e inclusão também precisam levar em conta a diversidade cognitiva, já que pessoas que pensam de forma diferente combinam perspectivas para uma colaboração mais forte, resolução de problemas e inovação.

As diferenças nos processos de pensamento também ajudam a evitar o pensamento de grupo, que sufoca a criatividade e resulta em ideias obsoletas. A diversidade cognitiva impulsiona o sucesso de quatro maneiras:

__1. Promove a inovação:__ quando colaboradores de diferentes formações e diferentes processos de pensamento trabalham juntos, eles estimulam as mentes uns dos outros de maneiras que pessoas com ideias semelhantes simplesmente não conseguem.

De uma perspectiva neurológica, o corpo humano realmente cria hormônios e energia que elevam o desempenho mental em um grupo diverso. Uma ideia criativa desencadeia outra e outra.

__2. Oferece suporte a diferentes mercados:__ em uma economia global, as empresas precisam de funcionários que entendam todos os mercados que atendem atualmente ou desejam estar presentes. Esses mercados podem ser geográficos ou populações ou segmentos de mercado. Uma força de trabalho que espelha sua base de clientes tem menos barreiras e mais vantagens integradas para planejar e executar estratégias de negócios e comunicação eficazes.

__3. Aumenta a retenção de talentos:__ quando os funcionários se sentem incluídos e podem se relacionar com colegas de trabalho com origens semelhantes, eles se sentem confortáveis o suficiente para permanecer.

Uma pesquisa realizada pelo Great Place to Work apurou que, quando um colaborador confia que terá voz e será tratado com justiça, ele tem 6,3 vezes mais chances de ter orgulho de seu trabalho e 5,4 vezes mais chances de querer ficar muito tempo na empresa.

__4. Melhora a resolução de problemas:__ um estudo da Harvard Business Review descobriu que equipes cognitivamente diversas encontram soluções mais rapidamente ao negociar novas formas de resolução de problemas.

Essa educação permite que cada indivíduo construa seus repertórios de pensamento crítico e seja mais flexível. Ao mesmo tempo, os indivíduos desenvolvem papéis específicos na equipe, fazendo valer suas aptidões individuais.

Diversidade, equidade e inclusão no local de trabalho não são mais opcionais, mas fundamentais para a cultura organizacional. As empresas que não promovem um ambiente inclusivo ou priorizam iniciativas de diversidade só perderão espaço e mercado no futuro.

Você vai perder esta oportunidade?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
17 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura