Direto ao ponto

A mulher que transforma o setor de energia na África

Salma Okonkwo prevê desenvolvimento sustentável com energias renováveis

Compartilhar:

Salma Okonkwo vem produzindo grandes transformações no setor de energia na África. Primeiro fundou o UBI Group, empresa de distribuição de petróleo e gás com sede em Gana. E, depois de vender parte do seu capital acionário em 2013, passou a acompanhar alternativas renováveis para suprir a crescente demanda energética do continente. Assim, desde 2018 ela vem investindo na energia solar com a Blue Power Energy.

Em [artigo publicado na Harvard Business Review](https://hbr.org/2022/01/the-founder-of-ubi-group-on-leading-a-transition-to-renewable-energy-in-africa), ela reconhece que as fontes renováveis ainda são mais caras do que as fósseis, porém são uma opção mais segura, sensata e econômica no longo prazo. “A África pode se industrializar de maneira sustentável, e farei minha parte para promover esse tipo de desenvolvimento”, diz, referindo-se ao crescimento de demanda interna e da indústria africana depois do acordo da Área de Livre Comércio Continental Africano, em 2018.

Na Blue Power Energy, Okonkwo aplicou muitos dos aprendizados adquiridos no UBI Group, como a confiança de que o sucesso está na aposta em novos mercados sem perder agilidade e a capacidade de se adaptar. “Acredito que o futuro da nossa indústria está nas energias renováveis”, diz, com esperança de que o novo empreendimento também tenha impacto mais positivo no mundo. “Sim, ainda tenho laços com o passado da energia. Não posso deixar os combustíveis fósseis, porque eles ainda são usados e necessários. Mas também quero ajudar a conduzir essa transição”.

__Leia mais: [A força da agenda ESG positiva](https://www.revistahsm.com.br/post/a-forca-da-agenda-esg-positiva)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2025
Em um mundo cada vez mais automatizado, liderar com empatia, propósito e presença é o diferencial que transforma equipes, fortalece culturas e impulsiona resultados sustentáveis.

Carlos Alberto Matrone - Consultor de Projetos e Autor

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)