Marketing e vendas

4 elementos fundamentais para ter sucesso com marketing digital

Escolher canais ou aprimorar seu processo de aquisição será ainda mais simples se houver clareza e foco nesses pontos
Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

Compartilhar:

Quando a empresa começa a investir em marketing digital, o que nos vem à mente, em geral, são canais como email marketing, compra de anúncios, redes sociais etc. No entanto, para isso tudo funcionar, é preciso de uma base forte. 

Assim como a fundação faz toda a diferença e não construímos uma casa em terreno instável, não faz sentido pensar em canais e escalar os investimentos neles se a base não for muito sólida. Muitas vezes o que acreditamos ser problemas nas técnicas ou linguagem, são na verdade problemas mais profundos, nesses 4 elementos fundamentais:

## Satisfação com o produto

Não há estratégia de marketing e aquisição que salve um produto ruim. Se partirmos do pressuposto que [Marketing hoje tem a ver com ajudar as pessoas](https://www.instagram.com/p/CDxH68TA-wB/), indicar um produto ruim não vai se encaixar na estratégia. Mais do que isso, mesmo que você force a venda, a verdade vai fluir muito mais naturalmente em um mundo super conectado. Vai ser difícil não ter clientes relatando experiências ruins ou indicando outros produtos melhores e, no médio a longo o prazo, o fracasso será certo.

Tem quem pense em começar a vender agora para ir melhorando a experiência com o produto depois. O problema é que, muitas vezes, melhorar a experiência tem a ver com encontrar o cliente ideal e saber trabalhar bem a expectativa criada por ele. Ambas as coisas impactam muito o [processo de aquisição de clientes](https://revistahsm.com.br/post/a-cura-para-o-trauma-na-digitalizacao-de-marketing-e-vendas), logo podem demandar começar tudo do zero e desperdiçar muitos dos esforços e investimentos.

O melhor indicador de que temos algo relevante é uma alta retenção: é o cliente continuar voltando sempre e comprando mais. Mas como saber de forma precisa a retenção é algo que pode levar muito tempo, é viável olhar para indicadores intermediários. 

Pesquisas como [NPS](https://hsmuniversity.com.br/blog/o-que-e-o-net-promoter-score/) ou quão insatisfeito o cliente ficaria se o produto deixasse de existir podem ajudar nisso.

## Conhecimento profundo sobre o público

Entender muito bem quem é a buyer persona e como é sua jornada de compra é fundamental para conseguir desenhar uma estratégia adequada.

É isso que vai determinar o conteúdo, o tom de voz, os canais de aquisição e de relacionamento, o tipo de benefício do produto que vai ser evidenciado na comunicação, entre outras coisas. Ter isso mapeado facilita todo o resto do processo.

Perguntas como “devo falar sobre o tema A ou sobre o tema B?” têm a ver com o quanto isso faz parte da jornada do cliente. Perguntas como “estar na rede social A ou na rede social B?” têm a ver com onde esse cliente está e qual ferramenta é mais presente no seu dia a dia. É daí que devem vir as definições.

## Entendimento do posicionamento ideal

Por que você é diferente? Por que um cliente escolhe você e não a concorrência?

Um posicionamento adequado reflete aquilo que naturalmente os clientes sentem. Não é uma simples definição da empresa, não é o que ela fala. É o que acontece na prática, é a experiência do cliente com a sua empresa em todos os pontos de contato.

A comunicação vai servir de reforço. Entender isso vai ajudar você a passar mais verdade no seu conteúdo e definir os argumentos-chave.

## Domínio da matemática do produto

Quanto um cliente gasta com sua empresa? Quanto é gasto pela empresa para produzir o produto ou entregar o serviço? Quanto sobra de margem nessa conta? E dessa margem, quanto estou disposto a colocar em marketing e vendas para a estratégia de aquisição?

O processo de aquisição de clientes depende fundamentalmente dessa conta. A aquisição não funciona só quando trazemos clientes. Ela funciona quando trazemos clientes em uma conta que faça sentido.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2025
Em um mundo cada vez mais automatizado, liderar com empatia, propósito e presença é o diferencial que transforma equipes, fortalece culturas e impulsiona resultados sustentáveis.

Carlos Alberto Matrone - Consultor de Projetos e Autor

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)