Uncategorized

20 megatendências da tecnologia para a próxima década

Conheça as convergências de tecnologia que vão revolucionar nossas vidas nas mais diversas áreas
Peter Diamandis é um dos fundadores e diretor executivo da Singularity University.

Compartilhar:

Na próxima década, ondas de avanços tecnológicos exponenciais vão se acumular, impactando as décadas seguintes com inovações disruptivas em grande escala. A partir dessas ondas, há 20 “megatendências” que devem revolucionar setores produtivos inteiros (velhos e novos), redefinir a geração de negócios e os desafios das empresas, e virar nossas vidas do avesso.

Empreendedores e suas equipes podem partir desse cenário para ver além das implicações imediatas de cada tecnologia, vislumbrando oportunidades no horizonte. 

**1. Aumento contínuo da abundância global:**

O número de pessoas em extrema pobreza continua a cair, e a população de classe média vem aumentando. 

Isso é possível com a convergência de: _redes de banda larga de altíssima velocidade; baixo custo de comunicação; IA na nuvem; acesso crescente a educação e saúde guiadas por IA; digitalização e desmonetização de bens e serviços cotidianos (finanças, seguros, educação e entretenimento), que estão migrando para os celulares._

**2. Conectividade global ubíqua, a baixíssimo custo:**

O lançamento do 5G, licenciado ou não, mais as muitas redes globais via satélite (OneWeb, Starlink etc.) permitem a comunicação em qualquer lugar, com baixo custo, e a conexão de trilhões de equipamentos. E essa conectividade está colocando online mais 3 bilhões de indivíduos e injetando dezenas de trilhões de dólares na economia global. 

Isso é possível com a convergência de: _lançamento de satélites ao espaço de baixo custo; avanços em hardware; redes 5G; inteligência artificial; ciência dos materiais e aumento do poder de processamento._

**3. Aumento da expectativa de vida em 10 anos**

Dezenas de soluções inovadoras farmacêuticas e biotecnológicas chegarão aos consumidores nesta década, adicionando dez anos à expectativa de vida humana. As tecnologias incluem restauração do estoque de células-tronco, manipulação da transcrição Wnt, drogas senolíticas, suplementação de NMD/NAD+, entre outras. E conforme o aprendizado por máquinas continua a amadurecer, a IA deve gerar incontáveis candidatos a novas drogas, prontas para ensaios clínicos. 

Isso é possível com a convergência de: _sequenciamento genético; tecnologias CRISPR; IA; computação quântica e medicina celular._

**4. Abundância e acesso ao capital:**

De 2016 a 2018, a humanidade chegou a níveis nunca alcançados no fluxo global de capital-semente, capital de risco e riqueza soberana de fundos de investimento. Por mais que essa tendência cause altos e baixos e possa gerar recessões, espera-se que mantenha sua trajetória ascendente. Abundância de capital leva ao investimento em ideias empreendedoras arrojadas, que, por sua vez, aceleram a inovação. 

Isso é possível com a convergência de: _conectividade global; desmaterialização, desmonetização e democratização do capital._

**5. Realidade aumentada e web espacial em todo lugar:**

A combinação de realidade aumentada (RA, que vai gerar a web 3.0 ou web espacial) e redes 5G (com velocidades de conexão de 100Mb/s – 10Gb/s) transformarão como vivemos nossas vidas cotidianas, impactando toda a indústria, de varejo e publicidade a educação e entretenimento. Consumidores vão jogar, aprender e comprar o dia todo em um mundo inteligente de uma forma nova, em múltiplas camadas. 

Isso é possível com a convergência de: _avanços no hardware e maior poder de processamento; redes 5G; inteligência artificial e ciência dos materiais._

**6. Inteligência de tudo:**

O preço dos chips específicos para aprendizado por máquina está caindo rapidamente com o aumento da demanda global. Com a explosão de sensores microscópicos de baixo custo e a implantação de redes de banda larga alta, estamos entrando numa década em que todo aparelho se torna inteligente, do brinquedo de seu filho que reconhece o rosto dele ao drone que acompanha sua filha a uma festa de aniversário. 

**7. IA atinge nível humano:**

Como previsto pelo futurista Ray Kurzweil, a IA atingirá o desempenho humano na década de 2030. Na década de 2020, os algoritmos de IA e ferramentas de aprendizado por máquina cada vez mais serão open source e disponíveis na nuvem, permitindo a cada indivíduo com conexão à internet ampliar sua capacidade cognitiva, aumentar a habilidade de resolver problemas e construir novos empreendimentos a uma fração do custo atual. 

Isso é possível com a convergência de: _conectividade global de banda larga de altíssima velocidade; redes neurais e computação na nuvem._

**8. Colaboração com IA chegará a todas as profissões:**

A ascensão de plataformas de “IA como serviço” (AIaaS) permitirá que humanos se associem à IA em cada aspecto de seu trabalho, em todos os níveis e setores. IA estará inserida nas operações cotidianas de trabalho, servindo como colaboradora cognitiva a funcionários, dando suporte a tarefas criativas, gerando novas ideias e criando inovações antes inatingíveis. Em algumas áreas, a parceria com IA será uma exigência. Por exemplo, no futuro fechar diagnósticos sem consultar IA pode ser considerado má prática.

**9. A maioria dos indivíduos adotará interfaces de software tipo Jarvis para melhorar sua qualidade de vida:**

Com a expansão de suas funcionalidades, serviços como Alexa, Google Home e Apple HomePod vão se tornar seu consultor particular de saúde. Imagine uma interface segura tipo Jarvis, que dá a você permissão para ouvir todas as conversas, ler seu e-mail, monitorar a química do seu sangue etc. Com acesso a esses dados, essas interfaces enriquecidas com IA aprenderão suas preferências, anteciparão suas necessidades e seu comportamento, farão compras por você, monitorarão sua saúde e ajudarão a resolver problemas levando em conta suas metas de médio e longo prazo.

**10. Energia abundante, barata e renovável globalmente:**

Avanços contínuos em energia solar, eólica, geotermal, hidrelétrica, nuclear e grids localizados darão acesso a energia barata, abundante, renovável e ubíqua. O preço por quilowatt-hora cairá abaixo de US$ 0,01 para as renováveis, e o armazenamento chegará a meros US$ 0,03 por quilowatt/hora, resultando na redução drástica do uso de combustíveis fósseis globalmente. E como os países mais pobres do mundo são também os mais ensolarados, a democratização do armazenamento tanto das tecnologias novas como tradicionais será uma realidade. 

**11. Os seguros passam de “recuperação” a “prevenção” do risco:**

Hoje, o seguro de incêndio paga você depois que sua casa pega fogo; o seguro de vida paga seus descendentes depois que você morre; e o seguro-saúde (que na verdade é seguro-doença) ajuda apenas depois que você adoece. Na próxima década, uma nova geração de fornecedores de seguro vai detectar riscos, prevenir desastres e garantir a segurança antes de qualquer custo ser gerado.

Isso é possível com a convergência de: _machine learning; sensores ubíquos; sequenciamento de genoma de baixo custo e robótica._

**12. Veículos autônomos e carros voadores vão redefinir as viagens humanas:**

Veículos completamente autônomos, fretes com carros-como-serviço e compartilhamento de caronas aéreas (em carros voadores) estarão completamente operacionais na maioria das cidades metropolitanas na próxima década. O custo do transporte vai despencar de três a quatro vezes, transformando propriedades, finanças, seguros, economia de materiais e planejamento urbano. Onde você vive e trabalha, e como você gasta seu tempo, serão fundamentalmente remodelados por esse futuro da viagem humana. Seus filhos e parentes mais velhos jamais dirigirão. 

Isso é possível com a convergência de: _machine learning; sensores; ciência dos materiais; melhoria no armazenamento das baterias e conexões ubíquas de gigabits._

**13. Surgimento da “economia instantânea das coisas”:**

Moradores de cidades vão aprender a contar com “atendimento imediato” de seus pedidos de varejo conforme serviços de entrega com drones e robôs na reta final levarem até sua porta produtos diretamente do estoque do fornecedor. Mais tarde com o desenvolvimento da produção regional digital sob demanda (fazendas de impressão 3D), produtos individualizados podem ser obtidos em horas, em qualquer lugar, a qualquer momento. 

Isso é possível com a convergência de: _redes; impressão 3D; robótica e IA._

**14. Capacidade de sentir e conhecer qualquer coisa, em qualquer momento e lugar:**

Estamos rapidamente nos aproximando da era em que 100 bilhões de sensores (a Internet de Tudo) estão monitorando e sentindo (gravando, ouvindo, medindo) cada faceta de nossos ambientes, o tempo todo. Satélites de gravação globais, drones, carros autônomos e câmeras portáteis de realidade aumentada são parte de uma matriz de sensores globais, que vai nos ajudar a saber tudo, a qualquer hora e lugar. Nesse futuro, não se trata “do que você sabe”, mas da “qualidade das perguntas que faz”.

Isso é possível com a convergência de: _sensores terrestres, atmosféricos e espaciais; vasta base de dados e machine learning._

**15. Disrupção na publicidade:**

Conforme a IA se torna cada vez mais inserida em sua vida cotidiana, sua IA personalizada logo vai compreender o que você quer. Por sua vez, vamos começar a confiar e depender de nossas IAs para tomar a maioria das decisões de compra, transformando-as em assistentes pessoais com IA. Nossa IA poderia fazer compras baseadas em nossos desejos passados, dificuldades atuais, conversas que permitimos que ouvissem ou ao acompanhar onde nossas pupilas focam em uma interface virtual. Em consequência, a indústria da publicidade terá dificuldade de influenciar sua IA. 

Isso é possível com a convergência de: _machine learning; sensores; realidade aumentada e redes 5G._

**16. Agricultura celular sai do laboratório para as cidades, oferecendo proteína de alta qualidade mais barata e saudável:**

A próxima década vai testemunhar o nascimento do sistema de produção de proteínas mais ético, nutritivo e ambientalmente sustentável criado pela humanidade. A “agricultura celular” baseada em células-tronco permitirá a produção de carne, frango e peixe em qualquer lugar, sob demanda, com conteúdo nutricional maior e pegada ambiental muito menor do que as opções tradicionais de criação intensiva. 

Isso é possível com a convergência de: _biotecnologia; ciência dos materiais; machine learning e AgTech._

**17. Interfaces de banda larga computador-cérebro ficarão à disposição do público online:**

Ray Kurzweil predisse que em meados de 2030 começaremos a conectar o neocórtex humano à nuvem. A próxima década verá um progresso tremendo nesse sentido, primeiro atendendo pessoas com lesões de coluna, cujos pacientes recuperarão a capacidade sensorial e o controle motor. Além de atender essas pessoas, vários pioneiros da área agora estão tentando suplementar suas capacidades cognitivas básicas, uma busca com o potencial de aumentar sua sensibilidade, memória e até inteligência. 

Isso é possível com a convergência de: _ciência dos materiais; machine learning e robótica._

**8. Realidade virtual (RV) de alta resolução vai transformar o varejo e a compra de imóveis:**

Headsets de alta resolução e superleves permitirão aos indivíduos comprar de tudo, de roupas a imóveis, na conveniência de suas salas de estar. Sua IA sabe as medidas detalhadas de seu corpo e podem criar um desfile de modas com seu avatar usando os últimos modelos na passarela. Quer ver como sua mobília ficaria dentro da casa que você está vendo online? Sem problemas! Sua IA pode dispor os móveis a partir de imagens digitalizadas e oferecer uma visita guiada. 

Isso é possível com a convergência de: _RV; machine learning e redes de banda larga de altíssima velocidade._

**19. Maior foco em sustentabilidade e meio ambiente:**

Um aumento na atenção global ao meio ambiente e preocupação com o aquecimento climático farão as empresas investirem em sustentabilidade, tanto do ponto de vista da necessidade como de marketing. Inovações em ciência dos materiais, incrementada por IA, permitirão às empresas gerar reduções tremendas no lixo e na contaminação ambiental. O gasto de uma empresa se tornará o centro de lucro da outra. 

Isso é possível com a convergência de: _ciência de materiais; IA e redes de banda larga de altíssima velocidade._

**20. CRISPR e terapias genéticas vão reduzir as doenças:**

Uma ampla gama de doenças infecciosas, de Aids a Ebola, hoje são tratáveis. Além disso, a tecnologia de edição de genes continua a avançar em termos de precisão e facilidade de uso, permitindo às famílias tratar e até curar centenas de doenças genéticas herdadas. 

Isso é possível com a convergência de: _várias biotecnologias; sequenciamento do genoma e IA._

_® Traduzido com autorização da Singularity University._

Compartilhar:

Artigos relacionados

Relacionamentos geram resultados

Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia
10 de outubro de 2025
Com mais de um século de história, a Drogaria Araujo mostra que longevidade empresarial se constrói com visão estratégica, cultura forte e design como motor de inovação.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura