Uncategorized

A essência do aprendizado

Refletir sobre questões humanas que norteiam o aprendizado é fundamental para criarmos o futuro no qual queremos viver
Graziela Moreno é diretora de marketing e comercial da HSM.

Compartilhar:

Quando falamos em lifelong learning, costumamos manter o foco em metodologias de inovação e processos tecnológicos. Sem dúvidas, são ferramentas extremamente importantes para lidar com os desafios de um mundo cada vez mais veloz e conectado. 

Mas, desse ponto em diante, gostaria de fazer algumas provocações, ampliando nosso olhar para as questões humanas que norteiam uma educação de essência, alicerçada por competências duráveis (aquelas que não ficam obsoletas com o passar do tempo). 

Nesse sentido, acredito que existam três pontos de reflexão que podem elevar as lideranças de organizações a outros patamares. Esses patamares são:

**1. Software Interno:** O processo de aprendizado começa por uma análise criteriosa dos nossos mecanismos de tomada de decisão. É preciso fazer perguntas como: quais são as crenças que estão na base das nossas ações diárias? Nossas decisões são pautadas por crenças limitantes, como medo ou escassez? Ou trabalhamos com base em confiança, abundância e colaboração? O quanto confiamos que o ser humano é capaz de criar e viabilizar o impossível?

**2. Emoções:** Nesse caso, as perguntas-chave devem ser: qual é o nosso nível de consciência sobre nossas emoções? Estamos investindo em um modelo educacional (de crianças e adultos) que promove o autoconhecimento e nos capacita a lidar com questões complexas no dia a dia? Ou simplesmente ignoramos esses aspectos mais sutis, tentando não sentir e varrendo nossas emoções para debaixo do tapete”?

**3. Estado de presença:** O quanto estamos verdadeiramente presentes e conectados com os desafios e as oportunidades reais do dia a dia? Buscamos trabalhar o estado de presença que nos permite ter uma “visão de helicóptero”? Honramos o aqui e o agora, sendo protagonistas de nossas trajetórias? Quanta energia investimos em planos que não levam a lugar nenhum?

Reflexões como essas são essenciais para desenvolver as qualidades que nos tornam mais conscientes e conectados à nossa essência. Trabalhadas diariamente, podem ser o primeiro passo para surfar as próximas ondas de mudança – e criar um futuro no qual queremos viver.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)