Assunto pessoal

A melhor estratégia para uma rotina saudável

Pesquisadores americanos testam funcionários do Google e garantem (contra o senso comum): rigidez não é o melhor caminho

Compartilhar:

Não faltam pesquisas para demonstrar que funcionários mais saudáveis são mais felizes e mais produtivos. Katy Milkman, professora na Wharton School, ligada à University of Pennsylvania, desenvolveu uma estratégia para ajudar nisso, com seu colega John Beshears, professor da Harvard Business School.

Milkman quis entender como a tendência das pessoas de seguir a lei do mínimo esforço pode ser aproveitada para ajudar a melhorar decisões diárias importantes. Por exemplo, decisões sobre o uso de tecnologia, dieta, exercícios, sono e gastos diários.

Ao perguntar a dezenas de professores de psicologia qual a melhor filosofia para fazer alguém adotar uma rotina de exercícios físicos, houve um claro consenso.
A maioria garantiu que ir à academia sempre na mesma hora, criando uma rotina rígida, produz hábitos mais duradouros. “John e eu também pensamos assim; ficamos surpresos ao descobrir que estava tudo errado”, diz Milkman em entrevista ao site strategy+business.

Eles realizaram um estudo com mais de 2,5 mil funcionários de todas as unidades do Google nos Estados Unidos, medindo sua frequência nas academias locais. O estudo consistia em um teste para ver se a regularidade nos hábitos de fazer exercícios ajudava a gerar uma mudança duradoura, sustentável.

Em breves palavras, alguns funcionários foram pagos para se exercitarem no mesmo horário todos os dias, enquanto outros recebiam um pouco menos para se exercitarem a qualquer hora.

“A grande surpresa foi que os googlers que encorajamos a ir à academia em um horário consistente basicamente criaram o hábito de se exercitar apenas naquele horário. Se eles não conseguissem ir à academia no horário normal, dificilmente iriam.” Já os funcionários que Milkman e
Beshears recompensaram por se exercitarem em uma programação mais flexível também continuaram se exercitando em outras ocasiões.

Qual a conclusão? Criar rotinas é a chave para a formação de hábitos. Mas também precisamos aprender a lidar com as incertezas, para que possamos ser flexíveis.

“No fim das contas, a rigidez é inimiga dos bons hábitos”, afirma Milkman.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Chico Araújo - Diretor-executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade - IAV e Cofundador do The Long Game

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança