Uncategorized

Aprenda a aprender

Augusto é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Four, Coordenador da Lifeshape Brasil, Professor convidado da Fundação Dom Cabral, criador da certificação Designer de Carreira e produtor do Documentário Propósito Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, professor de pós-graduação na FAAP e autor best-seller de obras como “Um Dia Sem Reclamar” (Citadel) e “Formigas” (MC). Apresentador do programa Futuro Imediato na Univesp/TV Cultura

Compartilhar:

“O analfabeto do século 21 não será quem não souber ler e escrever, mas quem não souber aprender, desaprender e reaprender”, afirmou o futurista norte-americano Alvin Toffler (1928-2016). Saber aprender é determinante na sociedade contemporânea.

No mundo corporativo, este tema ganhou renovada ênfase com rubricas como “Lifelong learning” (habilidade de manter o ímpeto por aprender no curso da vida) e, mais recentemente, “learnability” (habilidade em aprender). Já existe, inclusive, um software que avalia o “quociente de aprendizagem”: Learnability Quotient (LQ). Desenvolvido pelo Manpower Group em parceria com a Hogan Assessments – líder em avaliações de personalidade –, o LQ demonstra como a capacidade de ser “ensinável” é um poderoso diferencial de carreira. Jonas Prising, diretor do Manpower Group, chega a afirmar que **a capacidade de aprender bem e rápido é o maior diferencial que um profissional pode ter hoje.**

“Aprendizagem” é definida pelo grupo como: “o desejo e a capacidade de rapidamente crescer e adaptar um conjunto de capacidades que possuímos, de modo a mantermo-nos empregáveis ao longo do período da vida em que estivermos ativos no trabalho”.

Por que as pessoas não aprendem?
——————————–

Três obstáculos podem ser identificados no caminho do aprendizado: 

1. O primeiro é a falta de foco: o excesso de informações pode ser tão ou mais nocivo que a falta de informações. A noção de que estamos _“afogados em informação, mas famintos por conhecimento”_ (John Naisbitt) já é quase um clichê – mas não deixa de ser verdadeira. 

2. Um segundo obstáculo ao aprendizado é a falta de vontade: há profissionais simplesmente preguiçosos. Há indivíduos acomodados em determinados postos de emprego que simplesmente se tornarão obsoletos – empregos, atividades e setores econômicos inteiros que deixarão de existir em pouco tempo. É necessário comprometimento e um contínuo aperfeiçoamento de conhecimentos. 

3. Um terceiro obstáculo é a falta de método: os conhecimentos não se organizam sozinhos, precisam ser sistematizados. Estudar e aprender são tarefas árduas. É necessário selecionar as melhores oportunidades, filtrar os conteúdos que serão assimilados, levar o aprendizado à sério.

O pêndulo do conhecimento
————————-

Victor Marinho, diretor de RH do Banco Bradesco, afirmou que os profissionais precisam compreender que a dinâmica do aprendizado é semelhante ao movimento pendular: de um lado está o quanto o profissional aprende, do outro lado está o quanto o profissional gera de valor com o conhecimento aprendido. A ideia-chave de Marinho é: _o quanto você gera de valor é sempre proporcional ao quanto você aprende._

Bernabé Tierno (1940-2015), psicólogo e pedagogo espanhol, afirmou na obra “As melhores técnicas de estudo” (Martins Fontes) que o interesse facilita a aprendizagem, porque aumenta o rendimento e diminui o cansaço: “a experiência confirma-nos que a espontaneidade não é suficiente para educar; é preciso despertar e manter o interesse e a curiosidade intelectual”. 

Até meados do século 20 os diplomas técnico-universitários eram suficientes para a estabilidade profissional. O cenário de competitividade crescente do início do século 21 exige uma completa mudança de mentalidade profissional. O novo profissional precisa conservar as qualidades de um bom aluno. **Aprender é trabalhar.** E como afirma um provérbio persa: _“Um aprendiz torna-se um mestre mais tarde”._

Compartilhar:

Augusto é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Four, Coordenador da Lifeshape Brasil, Professor convidado da Fundação Dom Cabral, criador da certificação Designer de Carreira e produtor do Documentário Propósito Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, professor de pós-graduação na FAAP e autor best-seller de obras como “Um Dia Sem Reclamar” (Citadel) e “Formigas” (MC). Apresentador do programa Futuro Imediato na Univesp/TV Cultura

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Finanças, Marketing & growth
21 de agosto de 2025
Em tempos de tarifas, volta de impostos e tensão global, marcas que traduzem o cenário com clareza e reforçam sua presença local saem na frente na disputa pela confiança do consumidor.

Carolina Fernandes, CEO do hub Cubo Comunicação e host do podcast A Tecla SAP do Marketês

4 minutos min de leitura