Uncategorized

Autocontrole e “grit” em alta

Quer ter êxito? Psicologia focaliza os fatores do sucesso mais suscetíveis a intervenções
Angela Duckworth é professora da University of Pennsylvania, fundadora e CEO do Character Lab e autora do best-seller Garra: o poder da paixão e da perseverança. Seu vídeo TED A chave do sucesso? A determinação tinha 12,3 milhões de visualizações até meados de outubro de 2017.

Compartilhar:

Por que algumas pessoas têm mais sucesso do que outras? Uma resposta óbvia é talento; outra talvez seja oportunidade. Mas, quando lembramos que pessoas com níveis similares de talento e oportunidades obtêm diferentes graus de sucesso, a dúvida persiste. 

A psicologia estuda essa questão desde seus primórdios. Sir Francis Gallon (1822-1911) atribuiu o sucesso a autocontrole, zelo e trabalho pesado. Na mesma linha, **Sigmund Freud** (1856-1939) especulou que a capacidade de regular a própria atenção, emoção e comportamento aumenta as chances de uma pessoa ter êxito no dia a dia. De minha parte, concordo com ambos, trocando zelo e trabalho pesado por “grit” [garra ou determinação] – quem tem grit tem paixão e perseverança para alcançar suas metas, especialmente as de longo prazo. 

Autocontrole e grit vêm atraindo crescente interesse da psicologia nos últimos anos, e não à toa: parecem ser mais suscetíveis a intervenções que outros fatores geradores de sucesso. Autocontrole depende de habilidades que podem ser melhoradas com treinamento e prática; já grit tem mais a ver com vontade e motivação. 

Pesquisas sobre autocontrole ressaltam a importância de alinharmos ações com as metas que nos são mais valiosas, algo bem difícil de fazer quando há ações imediatamente mais compensadoras à vista. Importante: um estudo sobre grit sugere que os indivíduos se saem melhor quando as metas que buscam têm um signifi cado extraordinário e duradouro. 

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/672c28c7-2841-48da-9772-89b319bf6e08.png)![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/3eafa940-78cc-4878-89a2-d8812bbdffd3.png)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
19 de setembro de 2025
Descubra como uma gestão menos hierárquica e mais humanizada pode transformar a cultura organizacional.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e filantropo

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
19 de setembro de 2025
Sem engajamento real, a IA vira promessa não cumprida. A adoção eficaz começa quando as pessoas entendem, usam e confiam na tecnologia.

Leandro Mattos - Expert em neurociência da Singularity Brazil

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de setembro de 2025
Ignorar o talento sênior não é só um erro cultural - é uma falha estratégica que pode custar caro em inovação, reputação e resultados.

João Roncati - Diretor da People + Strategy

3 minutos min de leitura
Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)