Uncategorized

BRANDING, MUITO ALÉM DO MARKETING

Compartilhar:

**Vale a leitura porque…**

… a internet, as tecnologias de modo geral, o consumidor empoderado e a globalização vêm tendo profundo impacto sobre o marketing; é preciso entender a transformação da atividade de maneira integrada, não em partes isoladas.
… uma análise holística aponta novos fatores de sucesso e também a necessidade de diferentes processos de marketing para as empresas – na posição de anunciantes ou como fornecedoras de serviços – e de distintas habilidades para os profissionais da área. 

Há uma grande mudança de paradigma no mundo do marketing. Vista em partes isoladas, talvez não seja tão perceptível, mas integrada, como neste Dossiê, mostra sua real dimensão. 

Seu primeiro diferencial é a ascensão do branding. Aos olhos de um número crescente de especialistas, a atividade de construir uma marca deixa de ser contida pelo marketing e passa a contê-lo. Já surgiu a figura do CBO, o executivo- -chefe de marca, na sigla em inglês. Não será surpresa se, em breve, aparecer o primeiro departamento de branding nos moldes do atual departamento de marketing. 

Na era do branding, mudam elementos- -chave do marketing: 

• em vez de só pesquisar o que conquista clientes, as empresas investigam como os têm perdido;
• no lugar de focar apenas a atração de novos clientes, preocupam-se mais com a retenção (até no desenvolvimento de produtos e serviços);
• utilizam duas novas armas do marketing digital para fortalecer suas marcas: a mídia programática e o branded content.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Vivemos a reinvenção do CEO?

Está na hora de entender como o papel de CEO deixou de ser sinônimo de comando isolado para se tornar o epicentro de uma liderança adaptativa, colaborativa e guiada por propósito. A era do “chefão” dá lugar ao maestro estratégico que rege talentos diversos em um cenário de mudanças constantes.

Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial deixou de ser uma promessa futurista para se tornar o cérebro operacional de organizações inteligentes. Mas, se os algoritmos assumem decisões, qual será o papel dos líderes no comando das empresas? Bem-vindos à era da gestão cognitiva.

Marcelo Murilo

12 min de leitura
ESG
Por que a capacidade de expressar o que sentimos e precisamos pode ser o diferencial mais subestimado das lideranças que realmente transformam.

Eduardo Freire

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA não é só para tech giants: um plano passo a passo para líderes transformarem colaboradores comuns em cientistas de dados — usando ChatGPT, SQL e 360 horas de aprendizado aplicado

Rodrigo Magnago

21 min de leitura
ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura