Uncategorized

Carta-Convite

Editora-executiva da HSM Management

Compartilhar:

Para estimular ações em prol da proteção ao ambiente, a Organização das Nações Unidas instituiu, em 1974, o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. 

E a gente com isso? Bem, para quem ainda acha que o tema é responsabilidade de especialistas em sustentabilidade, esta revista chegou em boa hora. Para quem já está ciente de que essa é uma pauta importante para todos, a hora também é agora. Explico: nossa ideia é justamente promover um grande encontro entre iniciantes e escolados, para que a sustentabilidade alcance o patamar que ela precisa e assim, de fato, observarmos mudanças significativas em prol de uma qualidade de vida melhor para todos.

Pretensiosos? Talvez. Até porque nem mesmo uma publicação de 500 páginas daria conta de cobrir tudo que é relevante quando o assunto é proteção do meio ambiente. Mas preferimos nos autointitular “sonhadores”, porque se de um lado sonhamos com um mundo em que a sustentabilidade é parte integrante de nossa atitude como seres humanos, de outro sabemos que toda longa jornada começa com um primeiro passo. E eis nosso primeiro passo: lançar uma publicação totalmente diferente das edições extras anteriores, falando de respeito, consciência e trabalho coletivo.

Aqui você vai encontrar uma coletânea de artigos escritos por especialistas no assunto, cada qual com seu ponto de vista, sobre como devemos ampliar a discussão sobre sustentabilidade. Assim, temos desde um case reconhecido internacionalmente como o da Natura, escrito por Keyvan Macedo, responsável pela área de sustentabilidade de marcas e produtos da empresa, até um leve e didático artigo sobre aquecimento global, assinado pela engenheira ambiental especialista em mudanças climáticas, Mariana Fieri. Ainda na categoria artigos, tanto Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota na América Latina, quanto Leonardo Lima, diretor de desenvolvimento sustentável e compromisso social do 

McDonald’s, nos agraciam com textos que manifestam crenças e fazem chamados importantes para que a sustentabilidade seja um tema de todos.

E não paramos por aí. Além de apresentar pontos de vista diferentes de executivos imersos no universo corporativo, esta edição especial também agrega o papel do empreendedorismo e dos negócios sustentáveis nessa discussão. Essa parte do conteúdo foi 100% construída no formato de entrevista, para que os desafios e os ensinamentos desses empreendedores cheguem ainda mais vivos até você. Queremos que os sabores da Frutos da Amazônia e os cheiros da Papel Semente mostrem a você a lógica do comércio justo, e que os planos da Shizen e da Utopies no Brasil encham seu coração de esperança, assim como encheram os nossos aqui na redação.

Mais do que um editorial, esta é uma carta-convite. Um convite para que você se abra para a sustentabilidade e para todos os temas que ela abriga. Sonhando grande e começando pequeno, juntos podemos mudar a realidade do mundo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Tecnologia e inovação
15 de julho 2025
Em tempos de aceleração digital e inteligência artificial, este artigo propõe a literacia histórica como chave estratégica para líderes e organizações: compreender o passado torna-se essencial para interpretar o presente e construir futuros com profundidade, propósito e memória.

Anna Flávia Ribeiro

17 min de leitura
Inovação
15 de julho de 2025
Olhar para um MBA como perda de tempo é um ponto cego que tem gerado bastante eco ultimamente. Precisamos entender que, num mundo complexo, cada estudo constrói nossas perspectivas para os desafios cotidianos.

Frederike Mette e Paulo Robilloti

6 min de leitura
User Experience, UX
Na era da indústria 5.0, priorizar as necessidades das pessoas aos objetivos do negócio ganha ainda mais relevância

GEP Worldwide - Manoella Oliveira

9 min de leitura
Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
Esse fio tem a ver com a combinação de ciências e humanidades, que aumenta nossa capacidade de compreender o mundo e de resolver os grandes desafios que ele nos impõe

CESAR - Eduardo Peixoto

6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.

Rafael Ferrari

12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura