Desenvolvimento pessoal

Como a Linguagem Corporal Afeta a Credibilidade

Durante uma negociação, uma entrevista de emprego, uma apresentação ao chefe ou uma reunião com pares, é comum o corpo desdizer o que as palavras estão dizendo; aprenda a dominar a linguagem corporal para ser mais confiável

Compartilhar:

Sim, enquanto você se esforça para passar credibilidade e construir uma relação de confiança com seu interlocutor, é bem possível que seu corpo o esteja sabotando. Vale lembrar algumas orientações de especialistas, publicadas por revistas como Inc., para garantir que sua linguagem corporal transmita a mesma mensagem que a oral. 

**1 -** Nunca deixe de estabelecer contato visual, pois a ausência dele pode parecer desinteresse. Enquanto fala, mantenha esse contato em pelo menos 50% do tempo.

**2 -** Cuidado com o movimento da cabeça quando diz “sim” ou “não”. Se forem invertidos, a percepção é que você está querendo dizer o oposto do que está falando em palavras.

**3 -** Cruzar os braços quase sempre demonstra descontentamento e falta de conexão com o interlocutor, interrompendo o canal de comunicação.

**4 -** Inclinar a cabeça para trás e levantar o queixo revela rebeldia ou arrogância. É empinar o nariz literalmente!

**5 -** Colocar as mãos nos bolsos ou atrás das costas pode significar que você está nervoso ou, pior, que tem algo a esconder. O mesmo vale para as mãos em frente aos genitais atitude defensiva, temerosa, a evitar sobretudo em negociações.

**6 -** Manter a palma da mão para baixo ou o punho fechado indica agressividade ou sentimento de superioridade e também que você está fechado para qualquer coisa que a pessoa disser. Não faça isso se estiver tentando construir um relacionamento.

**7 -** Talvez essa opção não seja válida para brasileiros, mas quem não gesticula enquanto conversa demonstra desonestidade. Com medo de serem entregues por suas mãos, os mentirosos costumam deixá-las imóveis. 

**8 -** Quer transmitir a mensagem de desconforto e vontade de ir embora o mais rápido possível? Sente-se na beirada da cadeira. É tiro e queda 

**9 -** Ficar segurando um objeto, como uma caneta ou a bolsa, normalmente denota insegurança em culturas ocidentais. No Oriente, tudo bem: lá tende a demonstrar respeito. 

**10 -** Encolher-se é má ideia de modo geral, pois pode fazer com que você pareça indiferente, desinformado ou infeliz. Encolher só um ombro é pior ainda: normalmente indica que você está mentindo.

**11 -** Sentar-se bem em frente a uma pessoa em uma reunião não é recomendável. Forme um ângulo de 45 graus com o interlocutor, para a conversa ser mais colaborativa que conflituosa e para pavimentar a confiança.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura
Empreendedorismo
Embora talvez estejamos longe de ver essa habilidade presente nos currículos formais, é ela que faz líderes conscientes e empreendedores inquietos

Lilian Cruz

3 min de leitura
Marketing Business Driven
Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas

Rafael Mayrink

3 min de leitura
Empreendedorismo
Falta de governança, nepotismo e desvios: como as empresas familiares repetem os erros da vilã de 'Vale Tudo'

Sergio Simões

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura