Uncategorized

Como atravessar a ponte da transformação digital?

Diretor Executivo de Vendas, Marketing e Parcerias da TIVIT

Compartilhar:

Quantas vezes você checou o seu celular hoje? Ou melhor, quantas mensagens você troca no WhatsApp em um dia? Saiba que, enquanto você lê esse texto, mais de quatro bilhões de espectadores assistem a vídeos online, e quase três bilhões e meio de pessoas usam as redes sociais via aplicativos mobile, segundo dados do relatório [Global Digital Statshot](https://nam02.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fwearesocial.com%2Fblog%2F2019%2F07%2Fglobal-social-media-users-pass-3-5-billion&data=02%7C01%7C%7Cb4d1faa5e6df4dea185808d74dadd71b%7C68f064013da9497296e1bd5e2bf1d646%7C0%7C0%7C637063281335724312&sdata=1LCtpovDWJcrNA%2FNRZmzkF%2FOXqHTbH32WDMt9fbuDUg%3D&reserved=0), produzido pela agência We Are Social e pela plataforma de redes sociais, Hootsuite. Acontece que, durante todas essas atividades, dados e informações são gerados, e com eles, as organizações vêm trabalhando para chegar até o cliente final.

Um relatório da consultoria [Altimeter](https://nam02.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Fpt.slideshare.net%2F42medien%2Fthe-2016-state-of-digital-transformation-altimeter&data=02%7C01%7C%7Cb4d1faa5e6df4dea185808d74dadd71b%7C68f064013da9497296e1bd5e2bf1d646%7C0%7C0%7C637063281335734312&sdata=nk3eXMtzV9eWy%2BkTsqSyHynXa6fPHcgfXKrHA52XCoE%3D&reserved=0), com mais de 500 executivos responsáveis por transformação, indicou que 55% dos grandes agentes da Transformação Digital estavam voltados à “evolução dos comportamentos e das preferências dos consumidores”. Vale frisar que a tecnologia é justamente a catalisadora e a alavanca dessas mudanças, trazendo novidades que impactam não apenas o mercado, mas alcançam diretamente o comportamento das pessoas. Além disso, tecnologias emergentes como IoT, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial e Machine Learning, têm sido essenciais para transformar a rotina dos profissionais, tirando-os do ‘automático’ e levando-os a realizar atividades cada vez mais estratégicas.

Nesse contexto, dizer que as empresas buscam a reinvenção é discurso pronto. Importante é saber olhar para trás e aprender, relembrando por exemplo que a _Blockbuster_ perdeu a chance de comprar a _Netflix_ – que hoje fatura mais de três bilhões de dólares por ano. A realidade pede uma ação rápida e voltada às pessoas, sabendo que o que fez sucesso no passado, hoje pode não ser tão relevante. Mas o que já passou também não precisa, e nem deve ser tratado como inimigo.

E como isso funciona na prática? A tecnologia muda a vida das pessoas, e se você tem um papel gerencial, precisa estar atento aos processos e à gestão da companhia, relembrando as dores do negócio e procurando oportunidades para unir a ação humana ao que é automatizado ou até robotizado.

Vale lembrar que novas circunstâncias geram movimentos, e quando o ecossistema da empresa é engajado, tudo acontece mais rápido. Transformação digital exige a quebra dos silos organizacionais e a queda das barreiras que impedem a colaboração entre as áreas. É importante fomentar o apoio mútuo entre os setores, o que é fundamental para gerar bons resultados, e cabe aos gestores incentivar essa mudança.

Para os negócios entre empresas, as relações interpessoais também precisam ser consideradas, uma vez que podem influenciar o fechamento de bons contratos. Invista não apenas no conhecimento tecnológico, mas no trato com as pessoas. Conheça o seu cliente e as necessidades dele. Um portfólio ou um catálogo de produtos não é a solução, mas talvez um pequeno time com uma entrega ágil, sim.

No cenário business to business, executivos comerciais precisam estar preparados para atuar de modo consultivo, pois embora a tecnologia seja o cerne da discussão, são as pessoas que assinam os papéis.

As empresas de tecnologia têm a responsabilidade e o privilégio de liderar essa transformação e mostrar ao mercado o melhor lado da inovação. Os robôs não tiram o emprego das pessoas, mas os altera profundamente. Eles são a porta de uma capacitação melhor, avançada e que vai gerar novos resultados. 

Imagine se, de analista sênior, você passa a gestor de processos robotizados? Afinal, uma automação também precisa ser supervisionada. As profissões do futuro já existem no presente! Quem diria que um matemático hoje, pode ser o cientista de dados amanhã?

Não adianta fingir que a transformação digital não é com você; por isso, esteja atento às mudanças e tenha um compromisso com a transformação. Existem questões que a tecnologia vai responder, mas para atravessar essa ponte, a responsabilidade é nossa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)