Estratégia e Execução

Como um business partner pode ajudar a tornar o seu RH mais estratégico

A análise de dados e o estreitamento da relação entre os e os negócios pode transformar a sua empresa
Thiago Gomes é CEO do Smartleader, plataforma que ajuda departamentos de RH e líderes na gestão de desempenho de suas equipes.

Compartilhar:

Já não é mais segredo que a estratégia de gestão de pessoas e RH se tornou um fator determinante para o bom desempenho de empresas, de diferentes mercados e setores. Nossa área interage cada vez mais com diferentes departamentos entre as organizações, com um papel crucial para retenção de talentos, criação de novas lideranças e, especialmente, no alinhamento entre os objetivos da companhia e seus respectivos colaboradores.

Desta forma, é imprescindível contar com conceitos, ferramentas e metodologias que fortaleçam a atuação da área, em todas as suas frentes. Graças ao movimento de expansão que temos observado hoje, líderes e gestores contam com alternativas diversificadas para potencializar o desempenho de equipes e promover o desenvolvimento esperado.

Neste contexto, o business partner tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Isso porque o formato de trabalho apresenta, justamente, a proposta de conectar a área de negócios com as práticas de gestão de pessoas, com o intuito de contribuir com uma atuação ainda mais estratégica dos profissionais de RH, além de estimular melhores resultados internos. Como reflexo do sucesso deste método, dentre as profissões de recursos humanos, o parceiro de negócios (BP) é um dos cargos mais procurados e bem remunerados no atual mercado, de acordo com [levantamento da PageGroup para 2023](https://www.michaelpage.com.br/estudos-e-tendencias/estudo-de-remuneracao-2023).

Por isso, o profissional business partner atua como um elo entre a liderança executiva e o RH. Em um cenário em que desafios de mercado estão relacionados ao lado humano da empresa, contar com o business partner pode ser um grande diferencial. Além disso, contar com um profissional de recursos humanos em contato próximo com a liderança executiva torna o RH ainda mais estratégico e assertivo, desta forma, a conexão criada pelo business partner se torna muito importante.

Mas, apesar do grande potencial que este método apresenta, ainda existem desafios a serem superados. Recentemente, o relatório [Insight222 – People Analytics Trends 2021](https://publications.myhrfuture.com/peopleanalyticstrends2021) revelou que apenas 41% dos parceiros de negócios (BP) de RH acreditam ser capazes de conversar com líderes de negócios sobre os dados coletados por ferramentas de gestão de equipes.

O indicador evidencia que não basta apenas contar com um profissional dedicado a este trabalho, mas é necessário uma mudança total de mindset, permitindo que a aproximação e as respectivas mudanças aconteçam de maneira fluida em todos os níveis de atuação e senioridade. Uma outra alternativa é pensar no desenvolvimento interno de um profissional para a função de business partner, com treinamento específico, desenvolvimento de soft skills e apoio de especialistas ou agentes externos.

A grande questão é que gestão estratégica é uma etapa imprescindível na jornada para o sucesso nos negócios, portanto, as empresas que adotam práticas para melhorias neste quesito fortalecem o trabalho do RH e, consequentemente, ganham visibilidade, reputação e engajamento – fatores determinantes para se diferenciar no mercado.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
ESG
13 de outubro de 2025
ESG não é tendência nem filantropia - é estratégia de negócios. E quando o impacto social é parte da cultura, empresas crescem junto com a sociedade.

Ana Fontes - Empreendeedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia
10 de outubro de 2025
Com mais de um século de história, a Drogaria Araujo mostra que longevidade empresarial se constrói com visão estratégica, cultura forte e design como motor de inovação.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)