Uncategorized

Construindo um negócio no longo prazo

Em um mercado em que gerar efeitos de rede vira, cada vez mais, um diferencial competitivo, o software de gestão de redes adquire uma importância renovada

Compartilhar:

O dia a dia do empresário moderno parece requerer muito mais do que as 24 horas disponíveis no dia. Além de gerenciar o lado financeiro e administrativo do negócio é necessário ainda organizar o marketing, a comunicação, gestão de pessoas e as estratégias de engajamento e fidelização de clientes, entre outras áreas, para se manter dentro do mercado competitivo que estamos.

Para as empresas que buscam estabelecer seu negócio visando o longo prazo, pode ser muito valioso coletar e gerenciar informações de seus clientes, para depois desenvolver campanhas que atinjam o público-alvo correto com a mensagem adequada. Com isso é possível entender quem é o seu consumidor e o que ele procura, construindo estratégias de fidelização ao redor disso.

Uma pesquisa da Zoho feita no Brasil com mais de 400 donos de empresas revelou que **54% deles acreditam que anúncios nas redes sociais é a abordagem com mais impacto em seus clientes.** Apesar disso, mais de 30% deles não gerenciam suas redes ou captam dados de clientes por elas.

Existem diversas razões para isso, como falta de conhecimento ou dificuldade em entender a tecnologia disponível. Infelizmente pouco se fala sobre os softwares de gestão de redes e criam-se estigmas. Por exemplo, 62% dos que possuem um negócio acreditam que o preço cobrado por softwares é muito alto, sendo que existem diversas opções gratuitas no mercado. Essa ideia de que a tecnologia é cara foi construída e acaba desencorajando quem está começando.

Outro ponto que chama atenção na pesquisa é a quantidade de empresas que estão preocupadas com a segurança de seus usuários. Apesar de 88% dos entrevistados nunca ter perdido nada com invasões, falha de segurança ou hacks, só 9% disseram que não pagariam para oferecer segurança aos clientes em seus sites. Isso demonstra uma conscientização por parte dos proprietários, principalmente com a chegada da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor em agosto do ano que vem.

As empresas precisam **escolher fornecedores que tenham visão de longo prazo** e que valorizem os quatro pilares institucionais empresariais – clientes, produtos, funcionários e cultura. Muitas marcas de tecnologia acabaram se perdendo nisso, focando mais na divulgação de um nome do que no produto em si. Isso precisa mudar, até porque 27% dos empresários levam em conta as funcionalidades antes de comprar um programa enquanto só 12% levam em conta o fabricante/desenvolvedor.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)