Desenvolvimento pessoal

Copo cheio, copo vazio

Entender onde estamos neste ciclo de perdas e ganhos talvez seja a melhor maneira de atravessar e tirar alguma lição desta crise
Jornalista com ampla experiência nas áreas de negócios, inovação e tecnologia. Especializado em produção de conteúdo para veículos de mídia, branded content e gestão de projetos multiplataforma (online, impresso e eventos). Vencedor dos prêmios Citi Journalistic Excellence Award e Editora Globo de Jornalismo. Também é gerente de conteúdo da HSM Management.

Compartilhar:

Na teoria, a relação entre crise e aprendizado parece óbvia. Afinal de contas, é na dificuldade que nos forçamos a procurar novos caminhos, nem que seja por absoluta necessidade. Mas, como tudo na vida, a realidade é bem mais complexa do que a timeline do LinkedIn tenta nos convencer. Como todos nós descobrimos, nem sempre é fácil enxergar o lado cheio do copo quando se está no olho do furacão. Motivação é diferente de ingenuidade. Por isso, é importante se permitir um certo grau de pessimismo e ansiedade em relação ao cenário atual.

O tal do “novo normal” levará anos para ser percebido e absorvido em toda a sua complexidade. E talvez seja muito parecido com o normal que já conhecemos. Como será o amanhã? Responda quem puder. Tentar antecipar cenários é fundamental em uma economia orientada pela previsibilidade. Mas a adaptação aos desafios do presente tem se mostrado cada vez mais urgente. Assim como a certeza de que nossos planos, por melhores que sejam, quase nunca saem como o esperado.

Começar do zero é uma arte diretamente ligada à nossa capacidade de contabilizar perdas. E acho que podemos dizer, com pouca margem de erro, que todos nós perdemos alguma coisa nos últimos meses. Viver e aceitar esse período de luto é essencial para ter a força e a clareza necessárias para novos começos, muitos deles do zero. Alguns chamam isso de resiliência. Prefiro entender como abertura e flexibilidade.

Enquanto olhamos para um futuro incerto, voltamos às origens de uma das características mais básicas de nossa espécie: a curiosidade. E não vamos nos enganar. Estamos muito mais próximos das cavernas do que gostamos de imaginar. O que nos mantém longe delas é, em boa parte, nossa curiosidade. Instinto de sobrevivência nunca fez mal a ninguém. Mas o que nos trouxe até aqui foi a nossa capacidade de buscar e compartilhar aprendizado. Um ciclo que se repete diversas vezes em nossas vidas há milênios.

Jornadas de conhecimento nem sempre são óbvias, sobretudo em cenários complexos. Na maioria das vezes, lições de momentos difíceis só aparecem quando olhamos no retrovisor. Entender onde estamos nesse ciclo de perdas e ganhos talvez seja a melhor maneira de atravessar e tirar alguma lição dessa crise. E o primeiro passo para encontrar novos caminhos quando ela passar.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura