Diversidade

Cuidar dos colaboradores durante a pandemia é tão importante quanto pensar nos clientes

A crise imposta pelo coronavírus tem levado as marcas a se posicionarem de forma ainda mais empática e transparente com os consumidores, mas tão valioso quanto a imagem que se quer comunicar aos clientes é desenvolver ações internas que demonstrem cuidados e preocupações reais capazes de impactar a vida dos funcionários.

Compartilhar:

Marcas e empresas dos mais variados setores têm se mobilizado para ressignificar suas ações junto ao mercado consumidor, seja por meio de uma comunicação mais empática e transparente ou mesmo contribuições financeiras voltados ao combate do novo coronavírus. 

Todo esse conjunto de ações repercute de forma muito positiva na percepção e valorização que os clientes passam a ter em relação a essas empresas, mas tão importante quanto pensar no mercado consumidor é desenvolver uma política voltada especialmente aos colaboradores da empresa, com cuidados e iniciativas que ajudem a amenizar o dia a dia de trabalho em um momento tão crítico para todos.

A especialista Maristela Ribeiro, profissional com 15 anos de experiência em Recursos Humanos e Psicologia e Gerente de RH da Synchro – empresa de software para gestão fiscal – elencou uma série de dicas e ações que tem implementado na empresa e que contribuem para que os funcionários se sintam acolhidos durante o período de isolamento e trabalho à distância. 

São iniciativas simples, mas que trazem um grande resultados em termos de percepção, produtividade e satisfação com o trabalho. 

Vá além do home office
———————-

Uma pesquisa da Mercer Consultoria mostra que 72% das empresas brasileiras implantaram, devido à pandemia, o modelo de home office para aquelas funções que podem ser desempenhadas remotamente. 

Porém, não basta só mandar o funcionário ir trabalhar de casa, é preciso dar estrutura. 

Na Synchro, Maristela conta que antes de a empresa oficialmente aderir ao home office, foi feito  um levantamento com todos os 340 colaboradores nas cidades de São Paulo, Campinas, João Pessoa, Rio de Janeiro e Recife para checar a qualidade da conexão à Internet, celular, VPN e notebook, e tomar as devidas providências. 

Reforce a comunicação
———————

Se garantir um fluxo de comunicação dinâmico, constante e transparente com os colaboradores já é premissa básica em tempos normais, em uma crise como a atual essa necessidade ganha novas dimensões. 

As lideranças devem assumir um papel encorajador e que ao mesmo tranquilize as equipes. 

Na Synhcro, o presidente enviou a todos os colaboradores um vídeo com uma mensagem motivadora e de esperança, afinal a crise é uma fator externo à organização e, mesmo com incertezas sobre quando ela vai terminar, sabemos que é uma situação passageira. 

Entenda as dores e demandas dos funcionários
——————————————–

É importante criar uma instância ou canal de comunicação para “ouvir” as pessoas e entender o que tem valor pra elas no atual cenário. 

Na Synchro, os colaboradores sinalizaram que preferiam que os valores depositados no Vale-refeição fossem direcionados para o Vale-alimentação, uma vez que neste momento as pessoas estão se alimentando em casa e não em restaurantes. 

Foi um ajuste extremamente valorizados pelos funcionários e suas famílias.

Não deixe que se perca o contato visual
—————————————

Todas as reuniões que anteriormente eram realizadas de forma presencial agora estão sendo feitas remotamente por meio de ferramentas de videoconferência. 

Em vez de deixar que as pessoas se comuniquem só por voz, coloque como regra que o recurso de imagem deve ser sempre usado. Isso reforça o vínculo entre as pessoas e gera proximidade. 

Com as famílias confinadas, é normal até que existam momentos de pequenas interrupções com crianças ou animais de estimação. Aproveite essas situações para aumentar a troca entre os colaboradores. 

Estimule a produtividade com reuniões mais curtas
————————————————-

É fundamental ter rotina durante esse período. Instrua seus funcionários a respeitarem prazos de reuniões e fazer com que elas sejam mais curtas. 

Assim o dia a dia de trabalho se torna mais dinâmico e fluido. Treinamentos, cursos e sessões de aprendizagem devem seguir a mesma dinâmica. 

Não abandone as interações sociais
———————————-

No ambiente físico da empresa é comum que as pessoas criem momentos de confraternização, como comemoração de aniversários ou datas especiais. 

Não deixe que essa prática se perca na quarentena. Na Synchro, as comemorações de aniversário continuam acontecendo por meio de lives. 

Encoraje o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
——————————————————-

Com a casa das pessoas agora virando escritório, algumas podem se sentir desconfortáveis nessa nova dinâmica. 

Empresas que realmente se preocupam com seus colaboradores estimulam iniciativas que levem a um equilíbrio entre vida profissional e profissional, em vez de esperar que as pessoas trabalhem ininterruptamente 10, 12 horas todos os dias. 

[Uma pesquisa da Betânia Tanure Associados](https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/03/43-das-empresas-adotam-home-office-por-causa-do-coronavirus-mostra-pesquisa.html) revelou que as companhias que proporcionam esse equilíbrio têm um aumento de 60% no engajamento da equipe e de 53% na retenção de talentos. 

Na Synchro, foi instituído há 6 meses, mesmo antes da crise, o consultor individual, um profissional designado para prestar atendimento e suporte aos colaboradores, seja em nível físico, emocional, psíquico ou até espiritual. 

O consultor individual da Synchro é o Jair Araújo, um profissional com formação em Teologia que pratica sessões individuais com os funcionários, em que eles podem falar sobre o que quiserem para buscar conforto e orientação, seja no âmbito pessoal ou profissional. 

As sessões são absolutamente confidenciais e têm servido como um suporte adicional nesse cenário de tantos receios e incertezas. 

“A crise do coronavírus vem desafiando a área de RH na busca por soluções criativas e acolhedoras, pois mais do que nunca precisamos ser relevantes para nosso colaborador interno. E claro, não adianta querer fazer isso da noite para o dia, pois as empresas precisam ser coerentes com seus valores e sua história para de fato passarem credibilidade para os funcionários. Sem dúvida, esse é um momento de grande aprendizado para todos os profissionais de RH”, comenta Maristela.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança