Desenvolvimento pessoal

Desafios da boa comunicação

Reportagem da Fast Company destaca regras para quem deseja se tornar um comunicador melhor

Compartilhar:

Muitos problemas poderiam ser evitados por uma comunicação adequada e eficaz. Quem nunca disse algo inapropriado, fora de hora ou de contexto, e depois teve muito trabalho para reparar os estragos? 

“Os líderes que são bons comunicadores têm inteligência emocional elevada”, diz Jack Modzelewski, autor do livro Talk is Chief: Leadership, Communication, and Credibility in a High-Stakes World, em reportagem da revista Fast Company. “Eles estão sintonizados com os outros, não importa se estão falando com uma pessoa ou para uma grande plateia”, explica.

Os desafios da boa comunicação são variados, mas incluem necessariamente colocar quem ouve em primeiro lugar. O mais importante é a mensagem a ser transmitida e o quanto ela é relevante para as pessoas. Além disso, destaca Modzelewski, o mundo digital trouxe ainda mais complexidade à comunicação, pois cada palavra pesa muito e qualquer coisa pode ser mal interpretada.

A boa notícia é que há o que fazer, concretamente, para se tornar um comunicador melhor, e a mudança passa por ser autêntico. Segundo o especialista, todo mundo deve aprender com os bons exemplos nessa área, mas, ao final, cada um precisa desenvolver seu próprio estilo. 

Algumas regras devem ser observadas:

* Não tenha medo de ser redundante. É possível que você precise repetir sua mensagem muitas vezes até que ela se torne algo de que as pessoas sempre se lembram.
* Deixe de lado o jargão e vá ao que interessa. Simplifique sua mensagem para alcançar um público mais amplo. Dentro do seu estilo, é fundamental ser muito claro. 
* Encontre formas de se conectar com as pessoas. Muitas vezes, é mais efetivo falar às emoções das pessoas do que ficar restrito à abordagem analítica.
* Busque ideias fora do seu círculo, em conversas com funcionários e clientes, por exemplo.
* Faça das histórias uma ferramenta de seu estilo de comunicação. As pessoas tendem a ouvir essas histórias com mais atenção do que o fazem quando estão apenas diante de fatos e análises. As lideranças podem criar uma cultura em que as pessoas estão sempre contando casos de lições positivas e negativas.

Acima de tudo, a comunicação depende de confiança e credibilidade. ”Os líderes devem ter um papel na narrativa da organização, em vez de terceirizar essa tarefa para as áreas de comunicação ou marketing”, afirma Modzelewski.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)