Coprodução HSM Management + Zendesk

Destaques em CX no Brasil

Prêmio celebra histórias inspiradoras de empresas que aprimoraram a experiência dos clientes
É jornalista, colaborador de __HSM Management__ e __MIT Sloan Review Brasil__, autor dos livros Esquina Maldita e Rua da Margem - Histórias de Porto Alegre, além de editar o portal do Rua da Margem.

Compartilhar:

“Crème de la crème” da experiência do cliente. Podemos nos referir assim ao prêmio Zendesk CX Awards. Em sua segunda edição no Brasil, o evento ocorreu de forma online no dia 17 de novembro e celebrou histórias de companhias que melhoraram as experiências de seus clientes (e também de seus colaboradores) com o suporte das plataformas da empresa que dá nome ao prêmio.

É o caso da Celcoin, fintech que oferece infraestrutura de tecnologia financeira e bancária, vencedora na categoria Customer Experience com o case *Adoção de um atendimento multicanal traz mais qualidade ao time de atendimento*. “Centralizamos as áreas de apoio na Zendesk para garantir melhor eficiência, acompanhamento e resolução aos nossos clientes, treinamos as equipes e criamos um modelo único e transversal”, afirmou Cynthia Costa, gerente de CX da Celcoin.

Com a solução, a empresa aumentou o volume de atendimento no WhatsApp de 48% para 60%, reduzindo o tempo médio da primeira resposta de 97 para 43 minutos. Consequentemente, isso gerou um índice de 89% de clientes satisfeitos.

Já na categoria Employee Experience, a ganhadora foi a IBM – em parceria com a Aktie Now – com o caso *Promovendo uma transformação digital de gestão de recursos humanos através da Central de Ajuda*. Conforme explicou Eder Assumpção, contact leader da IBM, até pouco tempo atrás a companhia tinha que revisar e aprovar semanalmente centenas de solicitações via e-mail. “O novo sistema viabilizou o atendimento de 700 tickets em apenas três dias – um ganho de mais de 400% na velocidade de resolução.” Segundo ele, houve um ganho de 67% em velocidade no Tempo Médio de Atendimento/TMA (redução de 2,5 mil para 804 minutos), entre janeiro e setembro de 2022.

Quem venceu na categoria Small Business & Startups Experience foi a empresa de benefícios corporativos Caju. Fundada em 2020, a companhia de tecnologia oferece soluções de RH que concentram todos os benefícios em um único cartão de crédito para 11 mil clientes.

O caso que justificou a conquista foi *Reduzindo em 98,3% a espera por atendimento*. “Conseguimos manter o atendimento humanizado e eficiente graças ao acompanhamento contínuo das ferramentas e métricas da Zendesk”, disse Gabriela Zanetti, especialista de operações da Caju. Ela destacou ainda a queda de 91,9% do tempo de resolução de cada chamada (de 9 horas para 43 minutos).

Ao final da apresentação, foi divulgado o vencedor na categoria Reconhecimento Especial – Caso Favorito de Sucesso na Comunidade CX. A escolha foi feita por todos que acompanhavam o evento online através de care code ou pelo link indicado no chat. A Celcoin, que já havia vencido na categoria Customer Experience, foi a mais votada pelo público, levando o prêmio.

## Galeria de cases e novidades
Antes da divulgação dos premiados, as principais inovações desenvolvidas pela Zendesk ao longo do ano de 2022 foram apresentadas por Renato Cohen, gerente de soluções, e Kaike Barbirato, consultor de soluções da companhia. As novidades não se limitaram a inovações relacionadas a produtos, mas também a novas experiências móveis para agentes de relacionamento e a experiências conversacionais. E não é para menos. O atendimento conversacional é uma ferramenta muito relevante para impulsionar os negócios das organizações.

Segundo a pesquisa CX Trends 2022, da Zendesk, mais de um terço das empresas ouvidas integraram recursos de atendimento ao cliente conversacional e 37% afirmam ter a intenção de investir nesse tipo de solução. A experiência conversacional faz parte da evolução de customer experience. O futuro está aí para nos mostrar essa tendência.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança