Uncategorized

Edtech e o ensino à distância, dois aliados do desenvolvimento

É fundador e CEO do DOT Digital Group.

Compartilhar:

O caminho do Brasil como uma grande nação é **investir em educação** e a tecnologia é uma aliada imprescindível para o país ganhar escala. A própria UNESCO endossa, ao destacar entre seus princípios, o grande potencial das tecnologias na ampliação do acesso a oportunidades de aprendizagem e promoção da equidade e inclusão. **É a tecnologia que vai ajudar o Brasil a melhorar seu nível educacional e, consequentemente, a produtividade e competitividade.**

Coreia do Sul, Japão e Singapura estão no topo da lista das nações que possuem o melhor equilíbrio entre gastos públicos e bons resultados educacionais. Entre as estratégias para a competência em educação desses países está a integração de tecnologias.  São exemplos nos quais devemos nos inspirar. 

Hoje, todas as grandes instituições de ensino brasileiras já aderiram à educação à distância. A expectativa é que, no máximo em dois anos, existam mais alunos fazendo graduação  à distância do que presencialmente. Só no ano passado, o número de estudantes cresceu 20% em todas as suas modalidades, para 9,4 milhões de pessoas. Os dados são do mais recente Censo [EAD.BR](http://ead.br/), da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED). 

Essa transformação ocorre não apenas no ensino formal, mas também na educação corporativa, com o uso de plataformas tecnológicas para treinamento. As pessoas que quiserem se posicionar melhor profissionalmente terão que se atualizar constantemente. Da mesma forma, as empresas que buscam maior competitividade terão de investir em tecnologias para a capacitação de seus times. 

Já existem inúmeras tecnologias que permitem fazer treinamentos em grande escala e com alto potencial de engajamento dos colaboradores. Os resultados podem ser melhores que os presenciais. Realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, games, _gamification_, vídeos e _microlearning_ são ferramentas  já difundidas na educação corporativa, por meio de soluções criadas pela _EdTech – Education Technology_, nome dado ao desenvolvimento e uso da tecnologia para potencializar a aprendizagem. 

No ensino formal, a educação à distância ainda é bastante calcada em teleaulas. Mas o uso intensivo dessas soluções é só uma questão de tempo. O grande desafio é realizar a transição entre o modelo educacional tradicional, com a aprendizagem centrada em instituições, universidades, escolas e professores, para um modelo centrado no aluno – o usuário final da experiência da aprendizagem. 

Nessa nova forma de ensinar, a tecnologia precisa estar a serviço da educação, respeitando seus princípios e criando um processo educacional mais atrativo e efetivo. Menos desktop, mais aplicativos móveis. Menos cursos longos e pesados, mais microcursos. Menos escrita e leitura, mais atividades interativas. **Menos treinamento formal, mais aprendizagem social e informal**. Essas são as tendências.

É um investimento para sempre e com retorno garantido. A educação não é um produto perecível que deixará de existir. O meio de ensinar pode mudar conforme a tecnologia avança, mas a educação sempre será essencial para o indivíduo, para as empresas e para as nações.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)