Liderança

Líder: chegou o fim de ano, agora é hora de empatia e reconhecimento

Lideranças erram ao exigir demais dos colaboradores no final do ano, pois o momento exige empatia e reconhecimento; essa postura serve também para que os liderados sejam solidários e compreendam o peso que seus líderes carregaram ao longo do ano
Luciano possui +20 anos de experiência no mercado digital tendo iniciado sua carreira no portal UOL, trabalhou 10 anos no Google Brasil em diversas áreas e foi diretor no Facebook Brasil a frente de uma equipe de vendas em São Paulo. É escritor e autor do livro "Seja Egoísta com sua Carreira", embaixador da Escola Conquer e faz parte do conselho consultivo da Agile.Inc.

Compartilhar:

O ano de 2021 está terminando, e que ano, não? Em uma conversa com uma colega de trabalho na semana passada, ela fez uma pequena confissão: está absurdamente cansada do ano que passou. Não é só ela, já escutei essa mesma reclamação de dezenas de pessoas entre as minhas sessões de mentoria, conversas com amigos, desabafos de muitos leitores e mensagens nas redes sociais.

Estamos todos exaustos, e eu estou também.

É o fechamento do trabalho, a economia que não vai bem, o familiar que precisa de ajuda, mais um teste de covid-19 para descartar qualquer suspeita daquela tossezinha que não vai embora e muitas outras tarefas que a vida joga no nosso colo. Como não ficar cansado com tantas forças disputando a nossa energia, tempo e atenção?

Por isso, mais do que nunca, é hora de os líderes fazerem um esforço para aliviar a tensão que todos estamos passando e trazer um pouco de energia e inspiração. Para isso, vou falar de duas boas práticas essenciais para o líder usar e abusar nesse momento de transição: empatia e reconhecimento.

## Empatia

Com toda pressão acumulada até esse momento, é muito importante mostrar que você sabe bem o que está acontecendo. Como já disse neste mesmo artigo, a grande maioria das pessoas está exausta, mostre que você é sensível a esse momento.

Não é hora de pegar no pé por besteira, por um atraso de 10 minutos, uma pequena escorregada ou por um e-mail não respondido. Não é hora de ser “firme”, de cobrar em excesso e esperar que tudo funcione perfeitamente. Não vai funcionar.

Quando algo acontecer, pense antes de reagir. Ao invés de dizer: “por que você não respondeu meu pedido ontem?”, pergunte: “vi que você não conseguiu responder meu pedido ontem, tem algo que possa fazer para ajudar?”

É hora de mostrar empatia, de pegar na mão, de abusar nos elogios (já vamos falar sobre isso), de perguntar se está tudo bem, de baixar a guarda, engolir o ego, esquecer a hierarquia e trabalhar junto do time que faz parte.

A energia que você projeta e emana vai ter um impacto gigantesco em seus liderados, e o que mais precisamos agora é equilíbrio, empatia, flexibilidade e um largo sorriso no rosto. Faça isso e veja a maravilha que irá acontecer com toda a equipe.

## Reconhecimento

Agora também é momento de reconhecer as pessoas por todo o trabalho duro do ano todo. Uma boa prática que gosto é fazer uma lista de todos os projetos, metas bem batidas, bons exemplos de colaboração, momentos de destaque e trabalho bem-feito de cada pessoa da equipe e ter uma conversa de fechamento.

Pegue alguma reunião existente — ou marque uma para isso — e repasse com o profissional cada item da sua lista e diga o quanto aquilo foi importante para o time, a empresa e para você. Olhe bem nos olhos da pessoa e solte um profundo e autêntico “obrigado por todo o trabalho duro e contribuições deste ano”.

Receber um elogio já é uma fonte incrível de energia e inspiração, e quando esse elogio vem do nosso líder — ainda mais estruturado da forma que coloquei — essa energia se multiplica muitas vezes.

Sei que o ano foi muito duro para todos, incluindo você, líder, mas temos a oportunidade de fazer com que a equipe vire o ano lembrando da empatia e reconhecimento recebidos, ou apenas da pressão e do cansaço acumulado.

Eu já escolhi a primeira opção, o meu conselho é que você escolha também.

Compartilhar:

Luciano possui +20 anos de experiência no mercado digital tendo iniciado sua carreira no portal UOL, trabalhou 10 anos no Google Brasil em diversas áreas e foi diretor no Facebook Brasil a frente de uma equipe de vendas em São Paulo. É escritor e autor do livro "Seja Egoísta com sua Carreira", embaixador da Escola Conquer e faz parte do conselho consultivo da Agile.Inc.

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Finanças, Marketing & growth
21 de agosto de 2025
Em tempos de tarifas, volta de impostos e tensão global, marcas que traduzem o cenário com clareza e reforçam sua presença local saem na frente na disputa pela confiança do consumidor.

Carolina Fernandes, CEO do hub Cubo Comunicação e host do podcast A Tecla SAP do Marketês

4 minutos min de leitura
Uncategorized, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
20 de agosto de 2025
A Geração Z está redefinindo o que significa trabalhar e empreender. Por isso é importante refletir sobre como propósito, impacto social e autonomia estão moldando novas trajetórias profissionais - e por que entender esse movimento é essencial para quem quer acompanhar o futuro do trabalho.

Ana Fontes

4 minutos min de leitura
Inteligência artificial e gestão, Transformação Digital, Cultura organizacional, Inovação & estratégia
18 de agosto de 2025
O futuro chegou - e está sendo conversado. Como a conversa, uma das tecnologias mais antigas da humanidade, está se reinventando como interface inteligente, inclusiva e estratégica. Enquanto algumas marcas ainda decidem se vão aderir, os consumidores já estão falando. Literalmente.

Bruno Pedra, Gerente de estratégia de marca na Blip

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de agosto de 2025
Relatórios de tendências ajudam, mas não explicam tudo. Por exemplo, quando o assunto é comportamento jovem, não dá pra confiar só em categorias genéricas - como “Geração Z”. Por isso, vale refletir sobre como o fetiche geracional pode distorcer decisões estratégicas - e por que entender contextos reais é o que realmente gera valor.

Carol Zatorre, sócia e CO-CEO da Kyvo. Antropóloga e coordenadora regional do Epic Latin America

4 minutos min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de agosto de 2025
Como a prática da meditação transformou minha forma de viver e liderar

Por José Augusto Moura, CEO da brsa

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de agosto de 2025
Ainda estamos contratando pessoas com deficiência da mesma forma que há décadas - e isso precisa mudar. Inclusão começa no processo seletivo, e ignorar essa etapa é excluir talentos. Ações afirmativas e comunicação acessível podem transformar sua empresa em um espaço realmente inclusivo.

Por Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir e Larissa Alves, Coordenadora de Empregabilidade da Talento Incluir

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)