Uncategorized

Manifesto HSM

”A tecnologia revolucionária de hoje pode ser como uma simples torradeira no ano que vem”
__José Salibi Neto__ é cofundador da empresa de educação executiva HSM, palestrante, mentor de líderes e coautor dos livros Gestão do Amanhã, Código da Cultura, Estratégia Adaptativa e O Algoritmo da Vitória, entre outros. Lançará em maio pela editora Gente, em parceria com Sandro Magaldi, um livro sobre o motor do crescimento, que tem o JTBD como espinha dorsal.

Compartilhar:

Inspirei-me nessa frase do designer Jake Barton, citada em nossa reportagem especial sobre design, para ampliá-la: se ele diz que nada envelhecerá mais do que a nova tecnologia, nós dizemos que outras coisas talvez envelheçam tanto quanto ela, dos modismos de negócios às fórmulas competitivas de prateleira. A verdade fundamental dos negócios, infelizmente nem sempre lembrada, é que todo empreendimento deve ser desenvolvido, caso a caso, com base em uma mensagem, na emoção e na conexão humana. Fizemos um manifesto sobre o que buscamos na HSM e no que acreditamos: 

1. Buscamos um Brasil competitivo em nível mundial, não apenas em termos econômicos, mas também em desenvolvimento humano. 

2. Acreditamos que empresas competitivas são o requisito e a fundação de um Brasil competitivo. 

3. Acreditamos que as empresas, tanto quanto as pessoas, têm de priorizar a educação. 

4. Acreditamos que os líderes são os atores fundamentais de qualquer movimento de melhoria, seja das organizações, seja das pessoas. 

5. Acreditamos que, para responder aos desafios atuais e futuros, as empresas precisam ter estratégia e execução eficazes. 

6. Acreditamos que investir em inovação, cultivar um empreendedorismo permanente e fazer a coisa certa para todos os stakeholders são a chave para o presente não inviabilizar o futuro. 

7. Buscamos, nesta revista e nas demais linhas de negócios da HSM, capacitar os líderes para que façam acontecer em suas empresas e construam o país que queremos. 

8. Acreditamos que o equilíbrio das empresas depende do equilíbrio das pessoas e que este é obtido com menos controle e mais confiança. 

9. Acreditamos que é preciso correr os riscos necessários para fazer o Brasil chegar ao patamar competitivo almejado e sabemos que estes podem ser controlados com o conhecimento adequado. 

10. Buscamos, sobretudo, humildade, para aprender todos os dias com as experiências alheias e poder disseminá-las. 

Você, líder, está no centro de nossas crenças e esforços; o objetivo da HSM é lhe entregar, todos os dias e em todos os nossos pontos de contato, um conteúdo de gestão de primeira linha, por meio de experiências “inesquecíveis” e gerando oportunidades de relacionamento. Mais do que tudo, no entanto, o que buscamos é sua coautoria. Queremos que você seja coautor nesta revista em sua nova fase, no avanço de nossas empresas e na construção de um Brasil novo, competitivo e muito melhor para os brasileiros. É com muito orgulho que estreamos nesta edição nosso novo projeto, editorial e gráfico, que foi cuidadosamente elaborado por nossa equipe e que você poderá conferir nas próximas páginas. Esperamos de todo o coração que você aprecie!

Compartilhar:

Artigos relacionados

“Strategy Washing”: quando a estratégia é apenas uma fachada

Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos – mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do “strategy washing” e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Como a inteligência artificial impulsiona as power skills

Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

iF Design Awards, Brasil e criação de riqueza

A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Transformando complexidade em terreno navegável com o framework AIMS

Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares – precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A aplicação da inteligência artificial e um novo posicionamento da liderança tornam-se primordiais para uma gestão lean de portfólio

Renata Moreno

4 min de leitura
Finanças
Taxas de juros altas, inovação subfinanciada: o mapa para captar recursos em melhorias que já fazem parte do seu DNA operacional, mas nunca foram formalizadas como inovação.

Eline Casasola

5 min de leitura
Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura