Uncategorized

Mensagem aos millennials

Compartilhar:

Uma empresa decide converter colchão em estilo de vida, buscando convencer os consumidores de que o sono merece tanta atenção quanto a alimentação. Quem você diria que é seu fundador? Acertou, é claro, quem apostou em um grupo de millennials. A Casper, de Nova York, tem uma rapaziada no comando, que vem combinando ciência, design thinking e humor para redefinir o colchão entre os consumidores. 

Essa é uma história feliz de millennials, contada nesta revista. Mas as histórias tristes dessa geração andam estatisticamente mais comuns, lamentavelmente. Eu me refiro às histórias dos mais de 23% de jovens brasileiros que não conseguem se colocar no mercado de trabalho. O desemprego de quem tem até 24 anos de idade está muito acima do desemprego médio da população (em torno de 13%) e muito se engana quem atribui o problema à crise econômica corrente. O fato nu e cru é que o mercado de trabalho mudou de maneira abrupta e os jovens estão sendo atropelados por essa mudança. 

Por isso, **HSM Management** eXtra estampa em sua capa uma matéria sobre como aumentar a empregabilidade jovem, imperdível. Rapidamente, há três abordagens inovadoras que têm sido adotadas com sucesso por empresas, em parceria com outros agentes, para tornar os jovens mais empregáveis. Mais do que uma inspiração, são soluções necessárias (e leitura obrigatória). 

Costumo dizer que nossa **HSM Management X**, 100% digital, é uma revista millennial. Seu conteúdo sempre visa, direta ou indiretamente, apoiar e qualificar o profissional da geração Y para que ele, ou ela, possa “arrebentar” nos negócios. Mas esta edição que você acabou de baixar dá a impressão de ser ainda mais millennial na mensagem. 

Quer ver? Tem matéria sobre a extinção dos smartphones e dos televisores – eu e meus contemporâneos jamais pensaríamos nisso. Tem a Linda Gratton falando das práticas de RH definidas pelo colaborador jovem. Tem uma discussão séria sobre trabalho em equipe (que é o modo de trabalhar jovem). Tem dois conteúdos “massas” sobre o investimento de impacto e os riscos não financeiros – duas preocupações que tanto têm mobilizado representantes da geração Y mundo afora. E por aí vai. 

Até nosso Book , trecho do livro _O Princípio de Oz_, remete à garotada. Não pela analogia com _O Mágico de Oz_, que é mais velho que meus pais, mas por abordar accountability. Afinal, o desejo de agir como dono, e de autonomia no trabalho, é millennial. Divirta-se!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Imaginar como ato de reinvenção  

A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança