Tecnologia e inovação

Metaverso é o futuro e veio para ficar!

As profissões que estarão em alta e as empresas que já estão explorando esse novo universo
Bruno Oliveira é especialista em planejamento estratégico de marketing e comunicação, com MBA em marketing e especialização em influência digital pela PUC-RS.

Compartilhar:

Estamos entrando em uma nova era, a chamada Web3, ou “nova internet”, em que as possibilidades de interação interpessoal se ampliam e, com isso, as ações no chamado metaverso são possibilitadas e otimizadas. Todo mundo está ouvindo falar – muito – de metaverso. Em primeiro lugar, o melhor, no momento, é falar em “metaversos”, no plural. O que eles seriam de fato?

Simplificadamente, são mundos paralelos no quais é possível imergir por meio de realidade virtual ou aumentada, usando avatares, para interação em tempo real. Além da imersão, em um metaverso é possível comprar, vender e fazer operações financeiras por meio de criptomoedas e NFTs, o que é uma das razões pelas quais há tanta especulação hoje em torno desses ativos virtuais que têm registro e controle num sistema chamado blockchain.

A indústria gamer já criou mundos virtuais em que é possível interagir, em jogos como Fortnite, Roblox e Avakin. O termo “metaverso” se tornou popular após Mark Zuckerberg anunciar a mudança do nome de sua companhia de Facebook para Meta e lançar seu metaverso, chamado Horizon Worlds, ainda não disponível para usuários no Brasil.

Este artigo se debruça sobre o que pode ser feito num metaverso como o Horizon Worlds, relata o que marcas, inclusive brasileiras, estão fazendo nessa área e traz profissões em ascensão com essa nova possibilidade.

## Usos do metaverso
### 1) Educação
Já imaginou aprender sobre o sistema solar, inserido no universo? Ou então aprender sobre a Roma antiga, voltando ao passado e se vendo totalmente dentro da história? Segundo a Meta, isso será possível em breve, com os recursos voltados para o ensino da plataforma.

### 2) Entretenimento
Será possível ir a um show do seu artista favorito, de forma virtual e imersiva, estando você no Brasil e se reunindo com pessoas do mundo todo. Shows no metaverso são muito comuns no jogo Fortnite, que recentemente apresentou Ariana Grande e reuniu milhões de pessoas do mundo todo.

### 3) Exercícios físicos e esportes
Exercitar-se ou jogar uma partida de basquete sem sair de casa, de forma imersiva e divertida. Essa também será uma das possibilidades dentro do Horizon Worlds. Você poderá se reunir com pessoas de qualquer lugar do mundo para praticar exercícios em ambientes muito diferentes de uma academia convencional.

### 4) Trabalho
Segundo Bill Gates, em cinco anos, no máximo, 90% das reuniões de trabalho acontecerão no metaverso. Pensando nisso, um dos principais recursos do Horizon será levar sua empresa e time para uma sala virtual, podendo discutir, definir e até traçar planos desenhando em lousas virtuais que poderão ser arquivadas e transformadas em documentos. Esse recurso já está disponível no Brasil e pode ser acessado no [Horizon Work Rooms](https://www.oculus.com/workrooms/?locale=pt_BR).

### 5) Compra e venda de ativos
Deixar seu avatar mais bonito, bem vestido ou com uma nova cor de cabelo? Isso e muito mais será possível por meio da compra de ativos digitais dentro da plataforma. Essa possibilidade abre portas para marcas inserirem e venderem seus produtos dentro das plataformas, sejam eles virtuais ou até mesmo físicos. Será possível, por exemplo, comprar um tênis da Nike e escolher se ele será para o seu avatar ou para você, e recebê-lo em casa.

## Marcas no metaverso
### 1) Nike
Em 2021, ela criou a Nikeland dentro do jogo Roblox e também anunciou a compra da empresa Artifact Studios (RTFKT), especializada na criação de tênis e artefatos digitais. O objetivo: crescer no metaverso e atrair amantes da união entre moda e jogos.

### 2) Ralph Lauren
Ela apostou na criação da Winter Scape, uma área de experiências que possui patinação no gelo e compras de roupas da coleção de 1990 da marca, tudo isso também dentro do jogo Roblox. A grife também está na rede social Zepeto e teve mais de 1 milhão de visitantes em seu espaço imersivo.

### 3) Itaú
O banco criou uma ação chamada #2022EmUmaPalavra e a transportou para o multiverso, visando chamar a atenção do público gamer.

### 4) Stella Artois
Já conhecida por patrocinar pistas de corrida de cavalos, a Stella Artois adaptou esse conceito para o metaverso. A marca de cerveja apostou no patrocínio dentro de jogos online de turfe, com a Zed Run, plataforma baseada em blockchain.

### 5) Lojas Renner
A Renner, mais uma parceira do Fortnite, inaugurou uma loja dentro do jogo. Para chamar a atenção do público presente virtualmente, realizou uma enquete interativa para a escolha de estampas que farão parte das peças que serão comercializadas na loja.

## Profissões do metaverso:
### 1) Planejador do metaverso
Profissional que estrutura todo o ecossistema e prevê possíveis gargalos ou sucessos dentro do projeto

### 2) Gerente de projetos
Responsável pelas questões táticas dentro de um projeto, unindo objetivos e propósitos com equipes de desenvolvimento

### 3) Copywriter
Existe uma narrativa dentro de cada ação ou projeto no metaverso. Os redatores serão fundamentais para criarem essas narrativas que envolvam e mantenham os usuários cada vez mais ativos.

### 4) Desenvolvedores
Principalmente os que criaram para o mercado gamer, eles são e serão os profissionais mais requisitados. São eles os responsáveis por fazerem com que tudo funcione corretamente dentro desses ambientes.

### 5) Designers, ilustradores e animadores 3D
Assim como os desenvolvedores, esses profissionais, responsáveis pela criação, ilustração e animação de elementos dentro das plataformas, serão muito requisitados e disputados em um futuro próximo.

O que se pode perceber é que, de fato, um novo movimento está surgindo com locais, particularidades e moeda própria. Isso nos leva a concluir que:
– Se você é um usuário em busca de entretenimento na web, explore.
– Se você é uma marca, não mergulhe de cabeça (ainda), mas não ignore.
– Se você busca uma transição ou profissão para o futuro, estude.
– Se é um investidor ou colecionador, entenda o mundo das criptomoedas e NFTs.
– Se você está assustado com tudo isso, segura na mão de Deus e vai.

Compartilhar:

Artigos relacionados

2026 é o ano da disciplina com propósito

À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir – e não apenas reagir.

2026 após o hype de 2025: Menos discurso, mais critério em IA

Não é uma previsão do que a IA fará em 2026, mas uma reflexão com mais critério sobre como ela vem sendo usada e interpretada. Sem negar os avanços recentes, discute-se como parte do discurso público se afastou da prática, especialmente no uso de agentes e automações, transformando promessas em certezas e respostas em autoridade.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de dezembro de 2025
Reuniões não são sobre presença, mas sobre valor: preparo, escuta ativa e colaboração inteligente transformam encontros em espaços de decisão e reconhecimento profissional.

Jacque Resch - Sócia-diretora da RESCH RH

3 minutos min de leitura
Carreira
25 de dezembro de 2025
HSM Management faz cinco pedidos natalinos em nome dos gestores das empresas brasileiras, considerando o que é essencial e o que é tendência

Adriana Salles Gomes é cofundadora de HSM Management.

3 min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde
24 de dezembro de 2025
Se sua agenda lotada é motivo de orgulho, cuidado: ela pode ser sinal de falta de estratégia. Em 2026, os CEOs que ousarem desacelerar serão os únicos capazes de enxergar além do ruído.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança