ESG
4 min de leitura

O compromisso pela diversidade por meio de estratégias coletivas de inovação: o caso Livelo e Specialisterne

Compreenda como a parceria entre Livelo e Specialisterne está transformando o ambiente corporativo pela inovação e inclusão
É psicólogo, especialista em terapia comportamental cognitiva em saúde mental, mestre em psicologia da saúde. Faz parte do grupo de trabalho sobre Direitos Humanos nas Empresas da rede brasileira do Pacto Global da ONU e é diretor geral da Specialisterne no Brasil.

Compartilhar:

Um estudo da Harvard Business Review confirma que equipes diversas são 87% melhores na tomada de decisões, pois a interação entre diferentes formas de pensar resulta em soluções mais criativas e melhora a capacidade de adaptação diante de desafios inesperados. Segundo especialistas, a inclusão de profissionais autistas não apenas amplia a representatividade no ambiente corporativo, mas também enriquece as dinâmicas de trabalho e promove maior colaboração entre os times.

Com parceria junto a Specialisterne, a Livelo está reforçando seu compromisso com a diversidade e inclusão. Firmada em abril de 2024, a colaboração tem sido essencial para ampliar a presença da neurodiversidade na empresa, tornando os processos mais inclusivos e fortalecendo a troca de experiências entre equipes.

A parceria vem transformando o dia a dia da Livelo ao promover a pluralidade de perspectivas dentro da companhia. 

Na prática, a parceria estratégica trouxe treinamentos especializados para os gestores e adaptações no ambiente de trabalho, garantindo que os profissionais autistas pudessem se integrar de forma plena às suas funções.

Além disso, a empresa de recompensas também investiu em práticas mais inclusivas, como espaços de diálogo, ajustes sensoriais e melhorias na comunicação interna, facilitando a adaptação dos novos talentos.

Esse processo tem impactado diretamente a cultura organizacional, promovendo uma mudança positiva na forma como as equipes interagem e colaboram diariamente.

A diversidade é um fator essencial para o crescimento sustentável da empresa e tem sido percebido pela área de Pessoas e Transformação da Livelo. Este diferencial competitivo está se tornando um sucesso, dentro e fora da empresa.

A inclusão de novos profissionais, com suas individualidades e experiências de vida únicas, tem estimulado a criação de soluções mais criativas e fortalece a colaboração entre os times.

Além disso, a importância de trazer outros players no mercado que auxiliem nesta estratégia de negócio é extremamente crucial. A Specialisterne tem sido um exemplo claro de como a colaboração estratégica pode fazer diferença no dia a dia da empresa, tornando processos mais dinâmicos e inclusivos. A cada dia, percebemos como essa troca impacta diretamente a maneira como a empresa tem trabalhado e praticado inovação.

O compromisso da Livelo tem trazido bons resultados e já prevê novas contratações no curto e médio prazo, reforçando seu compromisso contínuo com a diversidade e a inclusão. A ampliação da representatividade neurodiversa tem mostrado que contribui para um ambiente corporativo mais inovador e colaborativo, ao mesmo tempo em que inspira outras organizações a adotarem iniciativas semelhantes.

A parceria com a Livelo mostra como a inclusão de perfis neurodivergentes pode gerar valor real para as empresas. Quando a diversidade é incorporada de forma autêntica e estruturada, ela impulsiona a criatividade, a eficiência e o engajamento dos times. Apoiar essa transformação na Livelo é dar base de confiança de que essa iniciativa inspirará outras organizações a seguirem pelo mesmo caminho.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Até quando o benchmark é bom?

Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil – até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura