Transformação Digital, Espaço lifelong learning

O elo entre a educação básica e o mundo corporativo

Por meio da inovação é possível promover transformação social e, ao mesmo tempo, preparo para o mercado de trabalho
Gestora de tecnologias da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Recebeu diversos prêmios importantes pelo trabalho desenvolvido na educação pública - vencedora do prêmio Professores do Brasil 2018, vencedora da Aprendizagem Criativa Brasil do MIT 2019, recebeu a medalha dos pacificadores da ONU. Em 2019 foi a primeira mulher brasileira e a primeira sul americana a chegar entre os top 10 do Global Teacher Prize, Nobel da Educação, sendo considerada uma das 10 melhores professoras do Mundo. É integrante da comissão em direitos humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Compartilhar:

Em um mundo em constante transformação, não é arriscado dizer que a tecnologia e a inovação chegaram para ficar. E com elas novas formas de compreendermos e interagirmos com o mundo. A cultura digital faz parte do nosso cotidiano, das nossas carreiras e, claro, da educação.

As [softs skils](https://revistahsm.com.br/post/soft-skills-para-profissionais-de-marketing) (habilidades socioemocionais) e as hard skils (habilidades técnicas) são essenciais e envolvem o desenvolvimento de capacidades relacionadas a inovação, colaboração, criatividade, [pensamento crítico](https://revistahsm.com.br/post/pensamento-critico-e-integrado-sao-diferenciais-na-sua-carreira), resoluções de problemas, empatia etc, que se tornaram requisitos básicos para o ingresso no mercado de trabalho. E as empresas seguem totalmente conectadas aos novos tempos, com a ampliação da inteligência artificial, IoT (Internet das coisas), programação, robótica, além da cultura maker, que traz novas oportunidades com a cultura do faça você mesmo.

Pesquisa recente realizada pela [consultoria PwC](https://www.pwc.com.br/pt/estudos/servicos/consultoria-negocios/2019/prepare-se-forca-trabalho-futuro-19.pdf), relata que 64% dos CEOs das empresas consideram a capacidade de inovar mais relevante do que a eficiência operacional de seus funcionários. E se o assunto é relevante para o mercado de trabalho, deveria ser discutido no âmbito da educação formal, desde a nossa mais tenra idade, certo?

Foi por entender essa importante necessidade que em 2015 junto aos estudantes em uma escola carente da zona sul da cidade de São Paulo desenvolvemos o trabalho de robótica com sucata, que nasceu de uma problemática real – o lixo que impedia as crianças e jovens de irem à escola em dias de chuva, devido a alagamentos e doença como dengue e leptospirose. 

Robótica com sucata trouxe a necessidade de ensinar novas maneira de ensinar com as metodologias ativas, programação e robótica ao problema real do lixo e permitiu que os estudantes tivessem a oportunidade de vivenciar um aprendizado significativo pautado na educação integral, podendo intervir na sociedade como protagonista e aumentar sua autoestima. O trabalho recebeu 12 prêmios e me fez em 2019 ser a primeira mulher brasileira e a primeira sul americana a chegar no top 10 do *Global Teacher Prize* (o maior prêmio de educação do mundo) considerado o nobel da Educação.

Atualmente o trabalho é uma política pública na rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo com a missão de impactar 2,5 milhões de estudantes dos anos finais e médio e recentemente mais um desdobramento, com a inauguração do primeiro Centro de Inovação da educação básica de São Paulo. O espaço conta com 07 salas equipadas para fomentar a cultura maker e digital, desenvolver habilidades em programação, robótica, modelagem 3D, prototipagem e fabricação digital. Além disso, o centro conta com um hub de inovação voltado a *edtechs* e mentorias para apoiar estudantes e professores, resolver problemas da educação e aproximar a cultura da inovação da sala de aula, aliado ao projeto de vida dos estudantes, sendo o primeiro de quinze centros que serão espalhados em todo o Estado de São Paulo.

Além de promover [transformação social](https://revistahsm.com.br/post/voce-sabe-o-que-e-inovacao-social), onde esses jovens saem de um lugar de consumidores de tecnologia para o de produtores de inovação, esse importante passo rumo à educação inovadora é a certeza de que os estudantes estarão melhores preparados para assumir futuros desafios no mundo corporativo. E isso é uma excelente notícia para o ecossistema todo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Finanças, Marketing & growth
21 de agosto de 2025
Em tempos de tarifas, volta de impostos e tensão global, marcas que traduzem o cenário com clareza e reforçam sua presença local saem na frente na disputa pela confiança do consumidor.

Carolina Fernandes, CEO do hub Cubo Comunicação e host do podcast A Tecla SAP do Marketês

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)