Uncategorized

O juramento

Ter um mantra e repeti-lo diariamente é comum por aqui
Luciano Bueno é um empreendedor brasileiro radicado nos EUA, com experiências em consultoria, venture capital e empreendedorismo. É cofundador e CEO da Horvath Clothing Co., startup de nanotecnologia têxtil, e está a caminho de ser empreendedor serial. Participou do Shark Tank Brasil e integra a seleta lista Forbes 30 Under 30.

Compartilhar:

É comum fazermos vários juramentos ao longo de nossas vidas, como quando nos formamos ou nos casamos, mas não costumamos nos lembrar deles em nosso dia a dia. Por isso que, quando ouvi a expressão “The Oath” no Vale pela primeira vez, fiquei intrigado. Descobri que, por aqui, é comum as pessoas definirem um juramento pessoal e repetirem-no diariamente, quase como um mantra.

Basicamente, esse juramento é uma declaração dos nossos valores, que nos ajuda a balizar nossas decisões. Segui-lo não é tarefa fácil, em especial pelo que me disse Gina Kloes, minha mentora: “Se fazer a coisa certa fosse  fácil, todo mundo faria. É por isso que nem todo mundo é super-herói”. E, falando em super-herói, quando estudei na Draper University, repetíamos todo dia pela manhã o “Superhero Oath”, um juramento que nos incentivava a ser a melhor versão de nós mesmos. Esse ritual serviu de base para que eu pudesse criar meu próprio juramento e sentir os efeitos da repetição, que nos traz muito mais consciência e atenção para nossas ações no dia a dia. A seguir, destaco alguns pontos altos o Superhero Oath que podem ajudar você a criar seu próprio juramento:

1. My brand, my network and my reputation are paramount: Sua marca pessoal, sua reputação e suas conexões são grandes ativos. Preserve-as. Aqui no Vale é muito comum, antes de um investidor decidir avançar com as negociações, ele buscar saber quem é você, o que você já fez e o que dizem a seu respeito por aí.

2. I will try my best to make reparations for my digressions: Todo mundo erra, mas precisamos estar sempre dispostos a fazer o melhor para reparar esses erros. Algo que aconteceu comigo no mês passado pode até servir de exemplo prático: não atendi a uma solicitação importante da Cruz Vermelha, organização em que sou voluntário. Na chamada seguinte, ainda lembrando do deslize, dei o meu melhor para socorrer pessoas em um incêndio na cidade.

3. I will make short term sacrifices for long term success: Construir algo  de sucesso requer sacrifícios diários. Se não estivermos atentos a isso, podemos sucumbir aos pequenos prazeres do dia a dia que nos afastam de nossos maiores objetivos. 

Escreva seu juramento, dedique 5 minutinhos a ele todos os dias e  viva uma vida em sintonia com você e com o outro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança