Estratégia e Execução

O last mile depende mais de “all previous miles” que do tempo de entrega

O tempo de entrega será fator determinante para o consumidor apenas se ele tiver uma boa experiência com seu app ou site. Neste artigo, proponho algumas reflexões essenciais para garantir que ele chegue a esta etapa de compra
Tem 27 anos de experiência nas áreas de marketing, insights e trade marketing, tanto em multinacionais, como Gillette, Colgate-Palmolive e Perdigão, quanto em startups, como Zaitt e In Loco. Administrador de empresas pela PUC-Rio, fez cursos em Harvard-EUA e ministrou palestras em eventos de varejo, universidades e pesquisa de mercado. É founder e diretor executivo da [Cübik Consulting](https://www.cubik.consulting/).

Compartilhar:

A aceleração da digitalização na pandemia fez com que mais pessoas fizessem mais [pedidos online](https://www.revistahsm.com.br/post/covid-19-o-dark-dide-do-delivery) para suas casas (de alimentos, vestuário, presentes e tantos outros), levando varejistas que vendem online e players do serviço de venda e entrega a travarem uma guerra de quem entrega em menos tempo: uma hora, trinta minutos, até quinze minutos. Nome da guerra: last mile ou “a última milha”, etapa que está intimamente associada ao tempo de entrega de compras online no destino no mundo físico. Apesar disso, talvez essa guerra esteja acontecendo em um terreno importante, mas não necessariamente o mais urgente ou até mesmo o mais estratégico.

Consideremos as situações abaixo. Será que você chegaria a viver o last mile, ou seja, será que compraria um produto online e esperaria receber em um local no mundo físico, se você:

– Não conhecesse a marca do prestador daquele serviço, seja um varejista, seja um app de compra e entrega?
– Não tivesse o app baixado no celular ou não fosse impactado por nenhum material que tivesse um link para ir ao site de compras da marca?
– Não tivesse uma [boa experiência](https://www.revistahsm.com.br/post/investimento-em-customer-experience-diferencia-pmes) e desistisse do uso daquele serviço para a sua necessidade por não entender como navegar entre tantos botões, links, categorias, cores e formas?
– Não encontrasse o produto que precisasse em estoque?
– Não estivesse na área de entrega, por mais que tivesse recebido um e-mail do serviço trazendo uma oferta “exclusiva” para você?

## Invista na jornada: “all previous miles”

Antes que o cliente vivencie o last mile, ele precisa, necessariamente, passar por uma série de etapas do funil, da jornada que, aqui, chamo de “all previous miles”.

All previous miles, ou “todas as milhas anteriores”, são todas as etapas que existem na relação do usuário com o site ou app de um varejista ou serviço online de compra e entrega física que vêm antes da compra ser concretizada, que é o início do last mile.

As all previous miles precisam não apenas ser vividas, como vividas a contento para que a recompra ou que a recorrência aconteça.

Não basta entregar em 30 minutos se sua marca for pouco conhecida e tiver poucos usuários, se seu sortimento de produtos disponíveis no seu app for pequeno ou não adequado ao target, se não tiver um bom descritivo do que está à venda para auxiliar no processo decisório ou se não aceitar várias bandeiras de cartão de crédito. Sem isso tudo, a pessoa vai desistir antes de viver o last mile ou poderá até encontrar alguma saída e efetuar uma compra, mas com baixa chance de recompra.

Ainda que seja importante o tempo de entrega, ele tem importâncias distintas por categoria, necessidade e pessoa. Você pode ter uma ideia do quão importante é o tempo de entrega para o seu negócio fazendo algumas perguntas:

__1.__ Quais categorias estão mais associadas à expectativa de uma entrega rápida? Medicamentos e restaurantes, por certo. Mas e microondas, camisetas e livros?

__2.__ Quais os motivadores da expectativa de entregas mais rápidas? Eventos sociais? Questões de saúde? Presente de última hora?

__3.__ Quais grupos de pessoas têm maior expectativa de receber compras em um tempo mais curto? Esses grupos se caracterizam por idade, configuração familiar, estilo de vida, necessidades?

__4.__ Como estão esses grupos de expectativa de entrega mais rápida dentro do meu negócio em termos de números de clientes, número de transações, % das vendas e LTV?

Last mile não deve ser considerado? De forma alguma. Para muitos, é fator crucial e decisivo, e pode ser identificado buscando, por exemplo, resposta às perguntas anteriores. Mas é importante ter uma boa medida da urgência e energia investidas em debates, eventos e esforços, em geral, que mexam com minutos de entrega. Pois só se chega ao final começando pelo começo e dando os passos necessários para se chegar lá no fim. E, muitas vezes, é aí onde está o diferencial competitivo do seu app ou site.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Relacionamentos geram resultados

Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura