Uncategorized

O que falta nas lideranças para transformação digital

As lideranças que fazem diferença no processo de transformação digital devem colocar mais fichas na experiência do cliente do que na tecnologia em si
CEO da Amrop INNITI, Board Member, Lifelong Learner, Anticarreirista

Compartilhar:

“Preciso de alguém para nos ajudar na nossa transformação digital.” Essa foi uma das frases que mais ouvimos nos últimos dois ou três anos.

Todas as lideranças que se prezam estão olhando para isso. Algumas mais avançadas, outras ainda engatinhando.

Mas quem deve ser protagonista desse movimento? CTOs, CIOs, CDOs (spoiler: não contrate um CDO, a não ser que queira um PMO de luxo), CRHOs, CEOs?

Nenhuma das anteriores. O protagonista deve ser… o CLIENTE.

Óbvio, não? Infelizmente não… Vemos muita gente esquecendo de colocar o cliente no centro desta transformação. Depositando todas as suas fichas na tecnologia em si, sem pensar em qual problema ela vai solucionar.

Se o cliente é o protagonista, a liderança “da porta para dentro” deve ser da área de negócios. De quem está (ou deveria estar) ouvindo o mercado e se antecipando às necessidades dele (com uso de tecnologia – obviamente), que deve puxar as transformações na sua organização. Este é o pilar central de qualquer transformação digital.

## Mas, e meu ou minha CIO ou CTO?

Opa… essa pessoa é fundamental neste processo. É quem faz a dupla dinâmica com a área de negócio.

Alguém que além de estar mais do que atualizado tecnologicamente, deve entender do seu negócio também.

CTOs e CIOs “tiradores de pedido” atrapalham o seu negócio. Você precisa de líderes que entendam o impacto que você quer gerar no seu produto, serviço, atendimento etc. E que, a partir daí e junto com quem está na ponta, procure e implemente a melhor solução tecnológica para a tua demanda de negócio. Insistimos: a tecnologia, por si só, não resolve nada.

Com estes dois pilares bem preenchidos, você precisa então olhar para aquilo que dá liga a tudo isso: a cultura e a dinâmica organizacional.

Transformação digital não existe sem transformação cultural. Não queira lutar contra este fato.

Sua empresa precisa estar aberta a SER digital.

Essencialmente, você precisa que toda a sua organização se adapte a isso. Toda a sua organização precisa ter o novo mindset. Em português, e em maiúsculas: Novo Estado Mental. Toda a empresa precisa colocar o cliente no centro.

Isto significa revisitar como as coisas são mensuradas, como a comunicação se dá, como as pessoas são medidas, como os erros são tolerados (ou incentivados), como se aprende, como se ensina e como se lidera (recomendamos saber mais sobre liderança adaptativa, do Ronald Heifetz).

Fomentar isso é papel de toda a liderança, e o fiel da balança é o seu RH. Se você tem RH business partners, desenvolva-os (ou substitua) por um RH business player!

—–
**Artigo escrito em colaboração com [Paulo Aziz Nader](https://www.linkedin.com/in/paulonader/ “Linkedin de Paulo Aziz Nader”), sócio da Amrop Inniti*

Compartilhar:

Artigos relacionados

O fim dos chatbots? O próximo passo no futuro conversacional 

O futuro chegou – e está sendo conversado. Como a conversa, uma das tecnologias mais antigas da humanidade, está se reinventando como interface inteligente, inclusiva e estratégica. Enquanto algumas marcas ainda decidem se vão aderir, os consumidores já estão falando. Literalmente.

Como o fetiche geracional domina a agenda dos relatórios de tendência

Relatórios de tendências ajudam, mas não explicam tudo. Por exemplo, quando o assunto é comportamento jovem, não dá pra confiar só em categorias genéricas – como “Geração Z”. Por isso, vale refletir sobre como o fetiche geracional pode distorcer decisões estratégicas – e por que entender contextos reais é o que realmente gera valor.

Processo seletivo é a porta de entrada da inclusão

Ainda estamos contratando pessoas com deficiência da mesma forma que há décadas – e isso precisa mudar. Inclusão começa no processo seletivo, e ignorar essa etapa é excluir talentos. Ações afirmativas e comunicação acessível podem transformar sua empresa em um espaço realmente inclusivo.

ESG
Por que a capacidade de expressar o que sentimos e precisamos pode ser o diferencial mais subestimado das lideranças que realmente transformam.

Eduardo Freire

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA não é só para tech giants: um plano passo a passo para líderes transformarem colaboradores comuns em cientistas de dados — usando ChatGPT, SQL e 360 horas de aprendizado aplicado

Rodrigo Magnago

21 min de leitura
ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura
Liderança
Rússia vs. Ucrânia, empresas globais fracassando, conflitos pessoais: o que têm em comum? Narrativas não questionadas. A chave para paz e negócios está em ressignificar as histórias que guiam nações, organizações e pessoas

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Empreendedorismo
Macro ou micro reducionismo? O verdadeiro desafio das organizações está em equilibrar análise sistêmica e ação concreta – nem tudo se explica só pela cultura da empresa ou por comportamentos individuais

Manoel Pimentel

0 min de leitura