Uncategorized

O quebra-cabeça contraintuitivo

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Para ter sucesso, o empreendedor disposto a iniciar um negócio baseado em plataformas digitais multilaterais precisa não apenas resolver um quebra-cabeça complicado, como também lançar mão de estratégias contraintuitivas.” Essas palavras, do economista Richard Schmalensee e do consultor David Evans, escancaram o tamanho do desafio de montar uma empresa-plataforma, um dos mais promissores modelos de negócio dos tempos atuais. As soluções para o quebra-cabeça, e as soluções contraintuitivas, aparecem na matéria de capa desta HSM Management eXtra e, de tão perspicazes, seriam dignas de um título do tipo “tudo o que você precisava saber sobre plataforma e não tinha a quem perguntar” [risos]. 

Não contentes em trazer os segredos das plataformas, nós explicamos como uma das mais emblemáticas empresas-plataforma de nossos tempos, a Amazon, está delineando uma nova estratégia para o comércio de alimentos mundial, algo que vai muito além da impactante aquisição da Whole Foods Market. 

Montar uma plataforma é uma decisão a ser tomada tanto pelo empreendedor de um novo negócio como pelo gestor de uma empresa existente, certo? Pois, em qualquer um dos casos, pode-se dizer que é preciso encaixar as peças de um quebra-cabeça contraintuitivo que passa por capacidade de inovação, liderança e produtividade pessoal, os três temas fortes desta edição. 

No campo da inovação, três matérias são leitura obrigatória. Uma, na seção Direto ao ponto, traz a pesquisa que desfaz o mito da destruição criativa (aquele segundo o qual a inovação de ruptura prejudica a economia); na verdade, a economia agradece. Outra conta a história (e o dilema) da disrupção e, ao fazê-lo, nos ajuda a inovar. Em terceiro lugar, há os highlights do livro Sprint, sobre o método do Google Ventures de testar suas inovações em apenas cinco dias úteis. 

No campo da liderança, HSM Management X vai mais longe. Revela os três fatores que tornam um CEO excepcional, descobertos em um estudo tão inspirador quanto os conselhos dos primeiros 90 dias de Michael Watkins. Também sintetiza a pesquisa de líderes da Cia de Talentos, na qual os critérios de boa liderança ficam mais claros. E aborda o desafio de montar a primeira equipe. 

Já na frente da produtividade pessoal, esta edição nos ensina a usar a influência social a nosso favor, além de mostrar o impacto do primeiro emprego em nossas carreiras. Vale a pena encarar esse quebra-cabeça!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)