Uncategorized

OpenStartups 2018: Opinion Box inova nas pesquisas de mercado digitais

Compartilhar:

Terceira colocada no ranking, a startup mineira quer tornar as pesquisas acessíveis a todas as empresas
——————————————————————————————————-

Fundada em Belo Horizonte (MG), em 2013, a startup Opinion Box desenvolve soluções inovadoras de pesquisa de mercado digital, web e mobile. Conta com uma plataforma de pesquisa de mercado DIY (faça-você-mesmo, com 150 mil consumidores no País) e também realiza projetos customizados com seu time de insights, que cuida de um projeto do início ao fim. A Opinion Box oferece às empresas a possibilidade de realizar, com os seus próprios clientes ou em seu painel, estudos como (1) teste de produtos (2) pesquisas de imagem e marca (3) pesquisas de jornada de compra (4) segmentação e buyer persona e (5) hábitos de consumo, entre outros. Foi fundada pelo empreendedor Felipe Schepers, em conjunto com duas empresas – Expertise e Pentagrama  – e hoje tem um quarto sócio, Christian Reed. Conta ainda com um investidor anjo, Cláudio Gora, cofundador da Locaweb. Só em 2017, o Opinion Box entregou projetos para mais de 140 clientes, e tem em sua carteira grandes empresas como Caixa Seguradora, Accenture, Faber Castell, Itambé, Unimed-BH, Cacau Show, e Youse, entre outras. A seguir, Schepers responde a questões-chave de HSM Management.

###### **Que problema vocês resolvem?**

Ajudamos as empresas tomar decisões de marketing com base em dados, sem achismos. E fazer isso mais rapidamente e de modo mais acessível.

###### **Qual o maior diferencial de vocês?**

O nosso maior diferencial foi ter amarrado o ecossistema de pesquisas de uma forma que nenhuma outra empresa havia feito, ao integrar, principalmente, o nosso painel de respondentes com a nossa plataforma de pesquisa digital, possibilitando preço acessível, velocidade e qualidade.

###### **Como a empresa nasceu?**

O Opinion Box nasceu com o intuito de democratizar a pesquisa de mercado e torná-la acessível a todos. Tudo começou com o lançamento do nosso painel de respondentes multiplataforma, o Heap Up. Hoje, o nosso painel conta com mais de 150 mil usuários cadastrados e esta integrado à nossa Plataforma de Pesquisa Opinion Box, na qual o cliente pode fazer as pesquisas sozinho. Nossos clientes contam ainda com o suporte e direcionamento do nosso time de especialistas, que podem inclusive fazer a gestão dos projetos do início ao fim.

###### **Quais as principais dificuldades encontradas?**

Nascemos de uma dor real do mercado de pesquisa e construímos o Painel de Consumidores. Ao longo do tempo percebemos que havíamos focado em automatizar todo o processo que envolver responder uma pesquisa mas não havíamos trazido inovação no processo de criar uma pesquisa. Pivotamos a estratégia, criando novo nome, conceito e uma plataforma SaaS para atender a todo o mercado que precisa tomar decisões baseadas em dados. Atualmente nossos principais desafios são: (1) continuar no nosso ritmo de crescimento acelerado, (2) consolidar a nossa estratégia de inbound & outbound marketing com a estrutura de inside sales e (3) lançar algumas novas soluções e funcionalidades de grande impacto para os nossos clientes e mercado. Para isso estamos expandindo time, ampliando conexões com grandes empresas e desenvolvendo novos processos e soluções inovadoras.

###### **Quais os principais resultados até agora?**

Realizamos mais de 900 projetos e mais de 2 milhões de entrevistas para mais de 400 empresas diferentes. Além disso, já recebemos diversas premiações / fomos selecionados para programas com destaque para o Startup Brasil (2013), Prêmio ProXXIma (2016), Endeavor Scale-up (2017), Ranking do 100 Open (2017 – 4º geral e 1º marketing) e, agora, Ranking do 100 Open (2018 – 3º geral e 1º marketing).

###### **Qual é a ambição para daqui a cinco anos?**

Ser a empresa referência em solução para tomada de decisões baseadas em dados e não em achismos. Queremos internacionalizar a operação e possuir diversas soluções inovadoras que tornem o uso de pesquisa acessível a empresas e pessoas de diferentes perfis.

**INFONUMEROS**
—————-

### R$ 2,5 milhões de receita anual

##### 15 funcionários

R$ 2 milhões de investimentos iniciais
======================================

### 1 investidor anjo

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança