Editorial

Para voar na nova economia, é preciso quebrar a corrente

Essa 160ª edição da HSM Management contém quatro super Dossiês, em vez de um, para espelhar o HSM+, que tem quatro eixos temáticos. São eles: disrupção, regeneração, conexão e coragem
CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.
CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

Começo esta carta falando em voar por três razões. A primeira é para homenagear a nossa superatleta da ginástica artística, Rebeca Andrade, que, além de ampliar cada vez mais sua coleção de medalhas nas grandes competições internacionais, vem voando tanto (literalmente até) na ginástica que é publicamente reverenciada por craques como a americana Simone Biles, dado o nível de excelência e complexidade de suas apresentações. Rebeca aceitou nosso convite para participar do HSM+ 2023, o que deu a nós da organização uma alegria infinita, e ao nosso público inspiração de primeira grandeza para colocar em prática todos os aprendizados obtidos no nosso megaevento anual.

A segunda razão tem a ver com a capa desta revista, que convida o leitor a voar na economia do conhecimento e, para isso, a quebrar as correntes que eventualmente o estejam impedindo de fazê-lo.

O terceiro motivo da escolha do verbo “voar” no título desta carta são os temas sobre os quais esta revista se debruça. Pela primeira vez, temos quatro Dossiês, em vez de um, para espelhar o HSM+, que tem quatro eixos temáticos:
• disrupção,
• regeneração,
• conexão e
• coragem.

Pelo trabalho de curadoria com nossa rede de thinkers e practioners da gestão, estamos confiantes que esses são os quatro principais motores da atual economia do conhecimento, sobretudo para organizações e gestores brasileiros. (Lembro que o Dossiê é aquela parte em que tratamos um desafio de gestão e liderança com vários conteúdos e olhares, de maneira horizontal e vertical, com abrangência e profundidade.)

__HSM Management__ e HSM+ sempre trocaram figurinhas, como se faz em um bom ecossistema de educação, com o público de uma se beneficiando do que a outra oferece, e vice-versa. Desta vez, porém, fomos mais longe. Nosso time editorial “ralou” para antecipar o máximo possível a imensidão de conteúdos que haverá no HSM+. Assim o assinante da revista tem um pouco da experiência do evento em tempo real e o participante do evento recebe a revista com o registro do que viveu e um riquíssimo conteúdo estendido.

O que eu recomendo ler nesta edição? Como sempre, tudo. {risos} Mas não vou me furtar a fazer escolhas. Entre os múltiplos materiais alinhados com o HSM+, logo nas próximas páginas sugiro que você leia o conteúdo de quatro headliners do HSM+: Ron Adner falando de estratégia de ecossistemas; Anna Lembke, a autora de *Nação Dopamina*, um dos livros que mais me impactou nos últimos tempos; Karim Lakhani, mestre em inteligência artificial; e Donald Sull, que tem tangibilizado a cultura organizacional com dados, como ninguém fez antes. Sugiro também o artigo de Bruno Stefani sobre a liderança de conexões, em que ele conta de sua transição de executivo global para uma carreira solo, e o estudo do centro de inovação CESAR sobre organizações design-driven.

Entre os conteúdos adicionais que vão amplificar sua experiência, recomendo a pesquisa inédita sobre ambidestria (e sobre líderes ambidestros) no Brasil, e uma entrevista reveladora com Francisco Saboya, um dos atores-chave no ecossistema de inovação do País. Uma ótima leitura!

Artigo publicado na HSM Management nº 160.

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

Reputação sólida, ética líquida: o desafio da integridade no mundo corporativo

No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real – e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura
ESG
Construímos um universo de possibilidades. Mas a pergunta é: a vida humana está realmente melhor hoje do que 30 anos atrás? Enquanto brasileiros — e guardiões de um dos maiores biomas preservados do planeta — somos chamados a desafiar as retóricas de crescimento e consumo atuais. Se bem endereçados, tais desafios podem nos representar uma vantagem competitiva e um fôlego para o planeta

Filippe Moura

6 min de leitura
Carreira, Diversidade
Ninguém fala disso, mas muitos profissionais mais velhos estão discriminando a si mesmos com a tecnofobia. Eles precisam compreender que a revolução digital não é exclusividade dos jovens

Ricardo Pessoa

4 min de leitura
ESG
Entenda viagens de incentivo só funcionam quando deixam de ser prêmios e viram experiências únicas

Gian Farinelli

6 min de leitura
Liderança
Transições de liderança tem muito mais relação com a cultura e cultura organizacional do que apenas a referência da pessoa naquela função. Como estão estas questões na sua empresa?

Roberto Nascimento

6 min de leitura
Inovação
Estamos entrando na era da Inteligência Viva: sistemas que aprendem, evoluem e tomam decisões como um organismo autônomo. Eles já estão reescrevendo as regras da logística, da medicina e até da criatividade. A pergunta que nenhuma empresa pode ignorar: como liderar equipes quando metade delas não é feita de pessoas?

Átila Persici

6 min de leitura
Gestão de Pessoas
Mais da metade dos jovens trabalhadores já não acredita no valor de um diploma universitário — e esse é só o começo da revolução que está transformando o mercado de trabalho. Com uma relação pragmática com o emprego, a Geração Z encara o trabalho como negócio, não como projeto de vida, desafiando estruturas hierárquicas e modelos de carreira tradicionais. A pergunta que fica: as empresas estão prontas para se adaptar, ou insistirão em um sistema que não conversa mais com a principal força de trabalho do futuro?

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
US$ 4,4 trilhões anuais. Esse é o prêmio para empresas que souberem integrar agentes de IA autônomos até 2030 (McKinsey). Mas o verdadeiro desafio não é a tecnologia – é reconstruir processos, culturas e lideranças para uma era onde máquinas tomam decisões.

Vitor Maciel

6 min de leitura
ESG
Um ano depois e a chuva escancara desigualdades e nossa relação com o futuro

Anna Luísa Beserra

6 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar na era digital: como a ousadia, a IA e a visão além do status quo estão redefinindo o sucesso empresarial

Bruno Padredi

5 min de leitura