ESG
0 min de leitura

Resiliência: a arte de transformar dores em crescimento pessoal

A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.
Heloísa Capelas pe CEO do Centro Hoffman e criadora do “Universo do Autoconhecimento”. Autora das publicações *Inovação emocional*, *Perdão, a revolução que falta* e *O mapa da felicidade*.

Compartilhar:

Saúde mental

A palavra resiliência está na moda. O termo, inicialmente emprestado da física, descreve a capacidade de materiais de se deformarem sob pressão sem perder suas propriedades. Hoje, essa ideia foi adaptada pelas ciências humanas para ilustrar como podemos enfrentar desafios, superar dificuldades e, ainda assim, manter a nossa integridade.

Resiliência é bem mais do que viver experiências, muitas vezes dolorosas, com aceitação e propósito, transformando os aprendizados em ferramentas para a vida. Também não se trata de superar rapidamente os problemas, mas sim sobre atravessá-los, respeitando nosso tempo e emoções, sem perder a nossa essência.

A minha avó dizia que não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe. Essa é uma reflexão muito sábia, no entanto, vale destacar que dentro de toda dor existe um aprendizado e é ele quem dará a você maturidade para crescer, ganhar mais integridade, se sentir mais disponível, flexível e mais dócil com a vida.

Eu costumo fazer uma metáfora da resiliência com o ferro, assim como o metal que, ao ser submetido ao fogo, se torna mais maleável e útil sem perder suas propriedades. O ser humano também pode se transformar positivamente ao passar por situações desafiadoras. A diferença está na maneira como encaramos essas experiências. Algumas qualidades são bem características às pessoas resilientes, elenquei algumas delas:

Pessoas resilientes reconhecem a realidade como ela é, sem resistir ou fugir dos desafios;

Elas entendem as próprias emoções e capacidades para navegar pelas adversidades. Perguntam-se “para que” estamos vivendo determinadas experiências, buscando significado em cada lição;

Cuidam de si com respeito e gentileza, mesmo em tempos difíceis.

A resiliência não é inata, mas sim uma habilidade desenvolvida por meio de práticas constantes de autoconhecimento e aceitação. Lembrando que atualmente temos nos deparado com uma felicidade tóxica, irreal e que nos pressiona a parecer bem a todo custo, negligenciando a importância de viver os momentos difíceis com autenticidade. 

Vale destacar que apesar das dificuldades, ainda sim é possível ser feliz, já que a felicidade real é uma escolha e quase sempre vem acompanhada de adversidades que a vida nos dá.

Ser resiliente não é negar a dor, mas abraçá-la como parte do processo de crescimento. É aceitar que a vida, como uma forja, nos transforma em algo mais forte e útil, sem que percamos a nossa essência.

Compartilhar:

Artigos relacionados

“Strategy Washing”: quando a estratégia é apenas uma fachada

Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos – mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do “strategy washing” e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Como a inteligência artificial impulsiona as power skills

Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

iF Design Awards, Brasil e criação de riqueza

A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Transformando complexidade em terreno navegável com o framework AIMS

Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares – precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.

Rafael Ferrari

12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura
Empreendedorismo
Embora talvez estejamos longe de ver essa habilidade presente nos currículos formais, é ela que faz líderes conscientes e empreendedores inquietos

Lilian Cruz

3 min de leitura
Marketing Business Driven
Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas

Rafael Mayrink

3 min de leitura
Empreendedorismo
Falta de governança, nepotismo e desvios: como as empresas familiares repetem os erros da vilã de 'Vale Tudo'

Sergio Simões

7 min de leitura