Uncategorized

Sucesso vem de sucesso

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

É muito bom ter um pessimista no time, para que ele aponte problemas, mas um pessimista não ajudará sua empresa a encontrar soluções para se recuperar da crise. 

Quem disse isso foi o filósofo Leandro Karnal, na HSM Expo 2016, e eu aproveito o gancho para dizer: pare de reclamar, pare de ser pessimista, pare de desistir e ter dificuldade para levantar da cama toda manhã. 

Ninguém pode ser bobo alegre, lógico, mas é preciso tranquilidade para tomar iniciativas objetivas e conseguir ir contra a corrente. Esta revista traz cinco delas. Três têm a ver com maneiras de reagir melhor à crise, e duas, com uma mudança fundamental na competição em um futuro próximo para o qual precisamos começar a migrar. 

Sugiro que invista o tempo que dedicaria às queixas na leitura dos seguintes textos: 

**Contra a crise 1 – Como fazer uma reorganização de maneira suave e humana.** Um plano de comunicação composto de três elementos pode fazer com que medidas duras como são as demissões não derrubem o moral da tropa. 

**Contra a crise 2 – É preciso priorizar a gestão dos relacionamentos.** Uma das quatro habilidades que compõem a inteligência emocional (e é bom conhecer as outras três também), essa capacidade de gestão se torna ultraimportante em contextos estressantes – os relacionamentos, sob tensão, costumam ser as primeiras vítimas.

**Contra a crise 3 – O orçamento base zero volta à ordem do dia, mas com novidades.** Febre a partir dos anos 1970, ele caiu em desuso, mas está sendo recuperado. Porém, em vez de ser um pacote de decisões, agora deve ser tratado como um processo replicável. 

**P****elo futuro 1 – O machine learning está mudando a forma de competir.** Modelos com informações sobre as preferências de cada consumidor já começam a gerar uma concorrência baseada em ofertas individualizadas – e isso só vai se radicalizar. É a nossa capa. 

**Pelo futuro 2 – A organização em rede também está mudando a forma de competir.** Sua empresa pode ter grandes benefícios ao trocar as transações que faz com seu fornecedor, por exemplo, por um relacionamento. Vale a pena entender como isso funciona. 

Nada disso é fácil, eu sei, mas tudo é importante. Encerro a última edição deste ano de 2016 parafraseando Guimarães Rosa, segundo o qual “amor vem de amor”. Também sucesso (o crescimento lucrativo) vem de sucesso (das mudanças que precisam ser feitas). Ótimas festas!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Chico Araújo - Diretor-executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade - IAV e Cofundador do The Long Game

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança