Coprodução HSM Management + Degreed

Tecnologia inteligente estimula a criatividade

Adotar o upskilling como prioridade hoje é o caminho para ter funcionários mais felizes e produtivos preparados para enfrentar as incertezas do futuro
Débora Mioranzza é vice-presidente para a América Latina e Caribe da Degreed

Compartilhar:

O aprendizado é uma construção edificada com elementos provenientes de várias fontes. Um dos insumos mais importantes é a criatividade, capacidade que pode ser estimulada pela tecnologia. Se usadas da maneira correta, no tempo certo, as ferramentas tecnológicas podem representar a grande contribuição que as organizações procuram para fomentar o aprendizado entre as equipes, aumentar a busca dos colaboradores por conhecimentos e criar o engajamento que permite equalizar os ensinamentos em sala de aula com os objetivos estratégicos da empresa.

De posse do postulado comprovado de que a criatividade é primordial para chegar à inovação, um objetivo permanente das companhias (principalmente nestes tempos de alta competitividade), o caminho passa pelo estímulo constante, porém implementado de maneira a não ser invasivo ou cansativo ao usuário. Diante da profusão de opções e da imensa facilidade no acesso a vídeos, áudios e plataformas diversas, convém usar com inteligência os dados, para chegar a uma oferta que atenda aos anseios e estabeleça vínculo, mas sem que seja encarada como mais uma tarefa a ser cumprida.

Como fazer isso? A criatividade precisa ser estimulada constantemente. E muitos dos estímulos presentes no nosso dia a dia vêm da tecnologia: seja ouvindo uma música no Spotify, assistindo a um filme em um serviço de streaming ou vendo fotos no Instagram.

## Diversidade é fundamental
No campo da educação profissionalizante, é imprescindível que o acesso às opções seja democrático e ofereça flexibilidade para todos que desejam aprender. Ou seja, a organização deve criar canais que possam ser acessados por diversos perfis de usuários, dos mais jovens aos mais velhos, que seja abrangente a pessoas de diversos níveis de escolaridade e de aptidão no manejo com ferramentas tecnológicas. A agilidade no processo de aprendizagem é fundamental porque quando um indivíduo tem flexibilidade para aprender da maneira que funciona pra ele, estabelecendo suas próprias metas, ele se torna protagonista de sua própria carreira.

No entanto, a cultura de aprendizagem hoje, na maioria das empresas, ainda segue o modelo de comando e controle. Isso precisa mudar. Quando oferecemos um acesso mais democrático à aprendizagem, criamos ambientes que proporcionam mais liberdade para o aprendiz, que é empoderado para construir sua própria jornada de busca por conhecimentos e tem, por fim, sua criatividade estimulada.

Um colaborador criativo é um colaborador que estará sempre buscando novas maneiras de inovar. Assim, ter acesso a uma oferta de desenvolvimento personalizada, com uma jornada própria democratiza a aprendizagem e ajuda na formação de profissionais mais qualificados, satisfeitos e criativos.

O aprendizado constante, meta sempre perseguida, precisa acontecer de maneira orgânica, natural e voluntária. É preciso criar estímulos para que as equipes se engajem em treinamentos. A tecnologia é aliada nesse processo, já que possibilita a inclusão do método lúdico e facilita a gamificação dos processos. No final do dia, a tecnologia é habilitadora da aprendizagem. Quando empresas adotam estratégias de aprendizagem digitais, nota-se que a aprendizagem ocorre de maneira mais dinâmica porque o aprendiz tem ao seu dispor uma abundância de conteúdo que pode ser acessado sob demanda.

A variedade dos tipos de materiais digitais também favorece diferentes estilos de aprendizagem, então uma pessoa que é mais visual pode aprender utilizando recursos de vídeo e infográficos, enquanto outra pode escolher aprender ouvindo podcasts ou lendo artigos, por exemplo.

Uma estratégia de aprendizagem habilitada pela tecnologia também faz com que ela seja mais acessível, podendo ser implementada em níveis locais e globais, sendo estendida a todos os colaboradores de uma empresa.

## O futuro
Uma pesquisa realizada pela instituição Brandon Hall Group, em 2021, revelou que a maior reclamação dos compradores de tecnologia de aprendizagem foi a respeito da “capacidade de atender às necessidades futuras”. Isso leva a considerarmos que a qualidade primordial de uma plataforma de educação, para que possa se integrar a futuras evoluções, é que tenha a capacidade de mapear todas as habilidades disponíveis dentro da organização. Ou seja, entender quem são as pessoas que compõem a equipe e suas habilidades.

Além disso, hoje também é imprescindível lançar mão de tecnologias como o machine learning, para que se consiga combinar as habilidades disponíveis com a demanda interna de cargos em aberto e dos conteúdos que precisam ser desenvolvidos. Antes de escolher uma plataforma, é recomendável analisar se essa solução realmente terá o poder de ajudar na transformação que a empresa busca. É importante lembrar que a tecnologia é uma habilitadora da transformação, mas não transforma processos sozinha. É preciso também ter um mindset transformador.

A aprendizagem do futuro já começou. O fundador e CEO da Degreed, David Blake, possui uma frase emblemática: “As habilidades são a moeda do futuro do trabalho”. Assim, as empresas que entenderem essa lição e fizerem do upskilling uma prioridade agora serão aquelas com funcionários mais felizes e produtivos preparados para enfrentar as incertezas do futuro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Finanças, Marketing & growth
21 de agosto de 2025
Em tempos de tarifas, volta de impostos e tensão global, marcas que traduzem o cenário com clareza e reforçam sua presença local saem na frente na disputa pela confiança do consumidor.

Carolina Fernandes, CEO do hub Cubo Comunicação e host do podcast A Tecla SAP do Marketês

4 minutos min de leitura