Editorial

Uma jovem de 25 anos com sabedoria de 150

Compartilhar:

Este editorial vai ser excepcionalmente escrito na primeira pessoa do plural – somos nós dois a escrevê-lo. Entenda por “nós” o cofundador da HSM e grande idealizador da revista José Salibi Neto (o S de HSM) e o presidente da HSM, Reynaldo Gama. Ambos pagamos tributo a __HSM Management__ como thinkers e practioners da gestão e da liderança de empresas. E ambos sabemos que dificilmente há fonte de insights melhor.

Começamos compartilhando nossas memórias afetivas da revista. Eu, Reynaldo, lembro de ter me conectado com __HSM Management__ pela primeira vez no início dos anos 2000, o acesso a um conteúdo vanguardista naquela época era mais difícil e a revista era a queridinha daqueles que cursavam administração de empresas e economia. Lembro que economizava (vida de universitário não é fácil) para correr nas bancas e comprá-la! Eu estudava à noite e fazia estágio durante o dia, a revista me acompanhava nos trajetos de ônibus entre casa, trabalho, universidade e casa. Entre muitas coisas, lembro-me da primeira revista em 2003, em que li o alerta de Peter Senge sobre empresas totalitárias não poderem ser learning organizations, porque é preciso haver uma democracia de ideias para haver capacidade de aprender continuamente.

Eu, Salibi, lembro-me também dessa primeira edição de 2003, porque foi quando começamos a fazer uma cobertura sistêmica da HSM Expo na revista. Em vez de oferecer um pequeno resumo do que era dito em cada palestra – o que disse Senge, Tom Peters, Deepak Chopra, Michael Hammer etc. –, provoquei a equipe a relacionar entre si os conteúdos dos diversos participantes, internacionais e brasileiros, com uma abordagem multidisciplinar. Afinal, gestão das empresas é multidisciplinar, certo? (Ou algum líder pode se dar ao luxo de cuidar de uma única coisa de cada vez?) Quais eram os takeaways do evento inteiro? Pus à prova minha curadoria – e deu muito certo. Eu me recordo até hoje do título que a Adriana (Salles Gomes) deu: “O início da era da sabedoria”. O evento teve alto impacto – recebeu 24 mil pessoas – e a cobertura da revista foi igualmente um marco! Até quem tinha ido ao evento descobriu coisas novas!

Agora, queremos falar desta edição especial, que ganhou um projeto gráfico especial, sob a batuta da nossa nova editora, Maria Clara Lopes. Ela se organiza, como você vai perceber, em temas do passado (o que fica), do presente (que é ambidestro) e do futuro (em construção). Iniciamos com uma Contagem Regressiva resgatando trechos de uma entrevista passada que Peter Drucker, pai da administração moderna e padrinho de __HSM Management__, deu (ao Salibi) – reveladora de quão terrivelmente atual Drucker continua. Curiosidade: a última entrevista do mestre antes de morrer foi concedida a esta revista. Na mesma seção há uma entrevista exclusiva com Karl Schwab, o fundador do Fórum Econômico Mundial, que é a melhor encarnação possível do presente. E há outra com Arnav Kapur, do MIT Media Lab, um representante legítimo do futuro que nos espera. Nas páginas que se seguem, o Dossiê olha para o futuro; um infográfico especial seleciona, nas cinco gerações passadas de __HSM Management__, aquilo que segue valendo; e artigos de excelência, somados às notas de Direto ao Ponto e Assunto Pessoal, compõem o presente.

Por fim, queremos frisar quão simbólico é que __HSM Management__ faça 25 anos e chegue ao nº 150 ao mesmo tempo. Como cada edição equivale a um ano de conhecimento, ela tem a sabedoria dos 150 anos. Com a energia e o frescor dos 25. É o melhor dos mundos! Feliz 2022!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Finanças, Marketing & growth
21 de agosto de 2025
Em tempos de tarifas, volta de impostos e tensão global, marcas que traduzem o cenário com clareza e reforçam sua presença local saem na frente na disputa pela confiança do consumidor.

Carolina Fernandes, CEO do hub Cubo Comunicação e host do podcast A Tecla SAP do Marketês

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)