4 modos de democratizar a decisão nas empresas

O processo básico de tomada de decisão de um gestor pode ser desconstruído em quatro passos: * coleta e organização dos dados disponíveis; * análise em busca de padrões e insights; * predição dos melhores cursos de ação possíveis; * discernimento para tomar a decisão final. Hoje, em tempos de quarta revolução industrial, cremos que […]
O varejo começa a vibrar

O setor, que fatura R$ 1,5 trilhão no Brasil, busca incorporar tendências mundiais, como a de fundir diferentes canais de vendas em um só, ao mesmo tempo que investe para aumentar eficiência e rentabilidade
Em busca do negociador-empreendedor

Figura mais frequente nos Estados Unidos do que no Brasil, segundo pesquisa, ele não vê a situação da negociação como um dado, mas como uma oportunidade a ser descoberta e trabalhada
PERDA DE CLIENTES, O APRENDIZADO-CHAVE

Em tempos de branding e de retenção, é obrigatório entender a razão de perder clientes
Editorial

Foram 50 anos em 20; serão 100 nos próximos 20
Ocasião sem ladrão

O desejo inespecífico de mudança da sociedade brasileira precisa ficar específico nas empresas; valores dos quais as pessoas possam se orgulhar devem ter o mesmo peso de visão de futuro e competência de execução
15 xícaras de café e a produtividade

Em maio de 2015, um artigo do jornal The New York Times teve repercussão impressionante. Nele, o professor Aaron Carroll, da escola de medicina da Indiana University, encorajava as pessoas a aumentar seu consumo de café de três para cinco copos diários, pelos benefícios da bebida à saúde humana – contra câncer, contra mal de […]
COMO LIMITAR OS EFEITOS DA CORRIDA PELO PODER

É preciso haver movimentos em duas direções: um para fora, de não aceitar o mau comportamento alheio, e um para dentro, de eliminar suas próprias atitudes tóxicas
O desenvolvimento da IA na China

Três fatores que impulsionam os avanços dos chineses
Mais real do que a realidade

O visionário Ray Kurzweil, que ganhou o “Nobel” da inovação da revista The Economist, o Innovation Award, e vem acertando previsões sobre o futuro desde 1990, profetizou em uma entrevista exclusiva a nossa editora, Adriana Salles Gomes, no final de 2011: “A realidade virtual será mais real do que a realidade”. A Adriana ficou “revoltada” […]