Estratégia e Execução

Executivos financeiros sob pressão

Compartilhar:

Da contabilidade à responsabilidade pelo negócio; são cada vez maiores as expectativas em relação ao CFO de hoje | **por Osvaldo Meneghel**
——————————————————————————————————————————————-

Hoje, espera-se que os CFOs façam muito mais do que o processamento de números. Eles agora são um parceiro estratégico para o CEO que contribui e fornece orientação sobre inovação e eficiência da empresa. Espera-se que eles transformem os encargos regulatórios em uma vantagem competitiva e forneçam orientações estratégicas em áreas como o crescimento. Em recente pesquisa com CFOs realizada pela empresa de serviços profissionais EY, quase 70% disseram que estavam gastando mais tempo fornecendo análises e insights para apoiar líderes seniores e tomadores de decisão do que há cinco anos. O papel dos CFOs de hoje não é mais simplesmente operacional – o que mantém o resto do negócio acordado à noite também os mantém acordados. Devido à mudança do papel do CFO – ele passou de um contador tradicional para um consultor de negócios estratégico –, há mais pressão do que nunca por parte de uma ampla gama de fontes. Suportar a pressão e responder a ela é algo que os CFOs devem encarar como parte do seu novo papel cotidiano.

#### **A MAIOR RUPTURA**

O que está causando atualmente a maior ruptura? Fatores como incerteza econômica externa e aumento da regulamentação? Desafios internos sobre responsabilidade e propriedade de dados? As demandas de clientes? Ou atrair e reter os maiores talentos financeiros? Ou tudo isso junto soa familiar?

##### **Incerteza econômica**

O estado atual da política global e a consequente incerteza econômica fazem com que os CFOs sejam vistos como responsáveis por ajudar seus negócios a superar alguns obstáculos importantes. Enfrentar tais desafios pode ser uma tarefa e tanto e não há uma solução fácil. No entanto, existem maneiras de compensar o impacto. Estar à frente das mudanças é uma maneira de mitigar a ruptura. Por exemplo, em vez de ser pessimista sobre como as possíveis mudanças afetarão seus negócios, os CFOs devem lembrar que a ruptura geralmente vem de mãos dadas com as oportunidades. Os negócios que podem se posicionar e se preparar efetivamente para essas mudanças ganharão uma vantagem competitiva.

##### **Desafios internos**

Com uma ênfase constante em compliance, pode ser difícil para o CFO não ser visto como a voz negativa na mesa quando o conselho de administração deseja implementar uma estratégia que possa ser vista como arriscada ou de natureza nova. A colaboração é chave. Quando uma nova estratégia de TI que impacta múltiplos departamentos está sendo proposta, uma equipe formada por CFOs e CTOs deve trabalhar em conjunto desde o início para avaliar os benefícios e riscos. Uma vez assinado pelo conselho, essa abordagem colaborativa fará com que seja mais fácil desenvolver uma estratégia para engajar os colegas de forma adequada. O engajamento efetivo de colegas promoverá a compreensão de por que a mudança é necessária e do papel que eles podem desempenhar para tornar a estratégia um sucesso. O envolvimento dos colegas também garantirá que a adoção de novos sistemas em toda a empresa funcione conforme o planejado.

##### **Demandas de clientes**

Assim como a incerteza econômica, as demandas futuras de clientes, bem como as dos funcionários, podem ser difíceis de prever, particularmente com o ritmo no qual o mundo e a inovação se movem. Para permanecer relevante, os CFOs devem ser capazes de fornecer informações sobre tendências futuras, bem como posicionar a empresa para aproveitar ao máximo as oportunidades e evitar as armadilhas. Para muitas empresas, uma ótima maneira de fazer isso é observando padrões em atividades anteriores de clientes e de mercado e usando esse entendimento para planejar o futuro. Por exemplo, a análise preditiva, que usa inteligência artificial, pode ser como uma bola de cristal na saúde futura de uma empresa. Pode dar ao CFO o escopo para superar qualquer desafio potencial, como questões de pessoal ou a necessidade de investir em mais infraestrutura ou de entrar em novos mercados.

##### **Talentos**

À medida que o cenário de negócios continua evoluindo, aumentam também os desafios com os quais os CFOs terão que lidar. As demandas por tempo e atenção dos CFOs também aumentarão com responsabilidades que vão além do departamento financeiro. Ter capacidade dentro da equipe que permita que eles deleguem responsabilidades para o restante de seu time será crucial. Com a equipe certa e o suporte adequado, os CFOs podem transferir tarefas para outros membros da equipe com as habilidades certas, o que os libera para se concentrar em fornecer orientação e liderança. Com isso em mente, os CFOs não devem apenas investir no desenvolvimento de suas equipes, mas também devem adotar uma abordagem inovadora para o recrutamento. Empregar e equipar os membros da equipe com as habilidades e atitudes necessárias agora e no futuro previsível pode ser uma maneira eficaz de agregar valor ao negócio de forma ampla.

#### **ENTENDENDO O IMPACTO**

Para que os CFOs sejam eficazes e agreguem valor real no cenário empresarial atual, eles precisarão entender o impacto de seu papel em outras funções da empresa e ser proativos sobre como podem usar sua experiência e seu conjunto de habilidades para apoiar as metas de outras pessoas, olhando para além das pressões tradicionalmente associadas à sua função para entender como seria o cenário do futuro. Ao adotar a abordagem correta para a estruturação da equipe e investir tempo para entender os clientes e o comportamento do mercado, o CFO poderá se posicionar como um influenciador valioso hoje e nos próximos anos. ——————————– _![Osvaldo Meneghel](https://s3.amazonaws.com/paco-dev/2018/11/Osvaldo-Meneghel-380×380.jpg)_ _Com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de tecnologia, Osvaldo Meneghel é responsável pelas gerências de portfólio e marketing de produto da Sage América Latina. Anteriormente, o executivo atuou como diretor de vendas na Apple e de portfólio de produto para a América Latina na Motorola. Meneghel é formado em engenharia da computação pela PUC-Campinas, com especialização em estratégia pela Cornell University, e escreveu este artigo com exclusividade para o site HSM Publishing._

Compartilhar:

Artigos relacionados

Relacionamentos geram resultados

Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura