Sustentabilidade

3º lugar: Opinion Box

A startup mineira inova para tornar as pesquisas mais ágeis e acessíveis a todas as empresas

Compartilhar:

Soluções inovadoras de pesquisa de mercado digital, tanto na web como em apps mobile. Essa é a oferta que a startup Opinion Box, de Belo Horizonte, tem feito para as empresas, de duas maneiras: de um lado, ela conta com uma plataforma de pesquisa de mercado DIY (faça-você-mesmo), em que os próprios clientes podem investigar cerca de 150 mil consumidores no País; de outro, realiza projetos customizados com seu time de insights, que cuida de cada projeto do início até o fim.

Diversos tipos de estudos podem ser feitos com a Opinion Box, como testes de produtos, pesquisas de imagem e marca, pesquisas de jornada de compra, segmentação e buyer persona e hábitos de consumo, entre outros. 

A startup foi fundada pelo empreendedor Felipe Schepers em conjunto com duas empresas – Expertise e Pentagrama – e hoje tem um quarto sócio, Christian Reed. Conta ainda com um investidor anjo, Cláudio Gora, cofundador da Locaweb. Só em 2017, o Opinion Box, que se denomina no masculino, entregou projetos para mais de 140 clientes, e tem em sua carteira grandes empresas como Caixa Seguradora, Accenture, Faber-Castell, Itambé, Unimed-BH, Cacau Show e Youse, entre outras. 

A seguir, Schepers responde a questões-chave de HSM Management.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2013 em BH (MG)
* R$ 2,5 milhões de receita anual
* 15 funcionários
* R$ 2 milhões de investimentos iniciais
* 1 investidor anjo
* 1º lugar na categoria marketing

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM?**

Ajudamos mais empresas a tomar decisões de marketing com base em dados, sem achismos. E nós as ajudamos a fazer isso mais rapidamente e de modo mais acessível.

**QUAL O MAIOR DIFERENCIAL DE VOCÊS?**

Acho que foi ter amarrado o ecossistema de pesquisas de uma forma que nenhuma outra empresa havia feito, ao integrar nosso painel de respondentes com nossa plataforma de pesquisa digital, possibilitando, assim, preço acessível, velocidade e qualidade. 

**COMO A STARTUP NASCEU?**

O Opinion Box nasceu com o intuito de democratizar a pesquisa de mercado e torná-la acessível a todos. Tudo começou com o lançamento do nosso painel de respondentes multiplataforma, o Heap Up. Hoje, esse painel conta com mais de 150 mil usuários cadastrados e está integrado à Plataforma de Pesquisa Opinion Box, na qual o cliente pode fazer as pesquisas sozinho. Nossos clientes contam ainda com o suporte e direcionamento do nosso time de especialistas, que pode inclusive fazer a gestão dos projetos do início ao fim.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Nascemos de uma dor real do mercado de pesquisa e construímos o Painel de Consumidores. Ao longo do tempo percebemos que havíamos focado em automatizar todo o processo que envolve o ato de responder a uma pesquisa, mas não havíamos trazido inovação ao processo de criar uma pesquisa. 

Pivotamos a estratégia, criando novo nome, conceito e uma plataforma SaaS para atender a todo o mercado que precisa tomar decisões baseadas em dados. Atualmente nossos principais desafios são: (1) continuar no nosso ritmo de crescimento acelerado, (2) consolidar a nossa estratégia de inbound e outbound marketing com a estrutura de inside sales e (3) lançar algumas novas soluções e funcionalidades de grande impacto para nossos clientes e o mercado. Para isso, estamos expandindo o time, ampliando conexões com grandes empresas e desenvolvendo novos processos e soluções inovadoras.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA?**

Realizamos mais de 900 projetos e mais de 2 milhões de entrevistas para mais de 400 empresas diferentes. Além disso, já recebemos diversos reconhecimentos. Por exemplo, fomos selecionados para muitos programas de destaque, como o Startup Brasil (2013), o Prêmio ProXXIma (2016), o Endeavor Scale-up (2017), o Ranking do 100 Open (2017 – 4º geral e 1º marketing) e agora o Ranking do 100 Open (2018 – 3º geral e 1º marketing).

**QUAL É A AMBIÇÃO DE VOCÊS PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Ser a empresa de referência em solução para tomada de decisões baseadas em dados e não em achismos. Queremos também internacionalizar nossa operação e possuir diversas soluções inovadoras que tornem o uso de pesquisa acessível a empresas e a pessoas de diferentes perfis.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)