Sustentabilidade

4º lugar: Go Epik

Com inspiração na manufatura enxuta, essa startup curitibana oferece uma plataforma de indústria 4.0 para as empresas enxergarem seus processos e tomarem melhores decisões sobre eles

Compartilhar:

Wellington Moscon, Priscila dos Santos, Lucas Straub e Ramon F. da Cruz Ferreira fundaram a Go Epik em Curitiba (PR) para oferecer às empresas uma plataforma de tecnologias de indústria 4.0 que desse visibilidade a seus diversos processos e facilitasse a tomada de decisão em relação a eles.

Apoiada pela Oxigênio, a aceleradora ligada à seguradora Porto Seguro, a Go Epik rapidamente começou a trabalhar com grandes empresas. Entre elas, estão Grupo Saint Gobain, Grupo Boticário, BR Foods, Renault, Eaton, a própria Porto Seguro e a CPFL. Agora, vem iniciando o processo de internacionalização, já tendo estabelecido algumas parcerias no exterior. O cofundador e CEO Welling ton Moscon deu entrevista a HSM Management sobre os diferenciais da empresa.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2017 em Curitiba (PR)
* 9 funcionários
* US$ 50 mil de investimentos
* 1º lugar na categoria indústria

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM PARA AS EMPRESAS?**

Por meio de tecnologias como realidade aumentada, machine learning, IoT e visão computacional, nossa plataforma integra os setores de manutenção, segurança, qualidade, saúde e meio ambiente das empresas, e suas práticas de cost deployment [método para realização do orçamento] e treinamento. Assim damos inteligência e visibilidade aos processos e apoiamos os gestores na tomada de decisão em tempo real em relação a eles. Nossa inspiração é o lean manufacturing. 

**QUAL É SEU MAIOR DIFERENCIAL?**

Onde mais nos diferenciamos é nos algoritmos proprietários de predição de segurança e manutenção. E também se destaca o fato de nossa plataforma de indústria 4.0 ser realmente escalável, ter foco em inteligência de processos e ser de fácil integração a outros sistemas.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Um dia, percebemos o poder transformador que a indústria 4.0 terá na indústria brasileira e mundial e decidimos colaborar com essa mudança.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

A principal dificuldade continua sendo o relacionamento com as grandes empresas no que se refere ao ciclo de vendas, compras e pagamento.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA E OS PRÓXIMOS PASSOS?**

O início de grandes projetos, como o projeto pioneiro em nível mundial junto à Saint-Gobain com foco em predição de segurança, foi a principal conquista até agora. Nosso próximo passo é iniciar a exportação de nossa tecnologia.

**QUAL É A AMBIÇÃO PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Não é pequena. Estamos dispostos a ser a principal plataforma do mundo com foco em indústria 4.0 e inteligência de processos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)