Sustentabilidade

Cinco iniciativas para sua empresa aderir à sustentabilidade digital

É possível proteger o meio ambiente sem comprometer o sucesso corporativo. A digitalização com foco na sustentabilidade permite que as organizações desenvolvam e implantem tecnologias para garantir competitividade e crescimento de longo prazo
Fábio Trimarco é diretor de conformidade e qualidade da Ascenty.

Compartilhar:

Nos últimos anos, o tema sustentabilidade digital vem ganhando a atenção das empresas, além de robustos investimentos de tempo e dinheiro. As mudanças climáticas deixaram claro que o tema não pode mais ser adiado. E, apesar de parecer que o mundo digital está longe do problema, manter ecossistemas digitais funcionando pode ser custoso para o planeta.

A fabricação de componentes eletrônicos e a energia necessária para manter a estrutura de rede e dados funcionando necessitam de muitos recursos, tornando a sustentabilidade a pauta mais importante para os negócios atualmente.

Resumidamente, a sustentabilidade digital é o conjunto de atividades relativas à gestão social, econômica e ambiental aplicado a produtos, serviços e dados digitais online. O objetivo é avançar na direção dos [objetivos de desenvolvimento sustentável](https://brasil.un.org/pt-br/sdgs) (ODS) das Nações Unidas por meio da implantação de tecnologias que criam, usam, transmitem ou fornecem dados eletrônicos — com foco no sustentável.

Além disso, os objetivos econômicos que orientam essas atividades focam na criação de valor para a sociedade e para o meio ambiente. Para alcançar a sustentabilidade digital, as organizações usam tecnologias avançadas e eficientes, bem como práticas modernas de gestão de infraestrutura de TI.

As empresas que adotam a sustentabilidade digital como meta usam processos digitais, ferramentas e modelos de previsão para medir os ganhos potenciais em relação ao impacto que sua atuação pode ter no meio ambiente.

Esses mesmos negócios são capazes de, então, trabalhar para mitigar qualquer impacto ambiental potencial de suas operações, enquanto ainda proporcionam bens e serviços valiosos a seus consumidores.

## Preocupação das empresas com a sustentabilidade digital
Hoje, a preocupação com a sustentabilidade digital é crescente entre consumidores, organizações, iniciativas sociais e governos. Com o aumento da demanda por soluções digitais remotas, aumentou a dependência da população, e do mercado como um todo, por tecnologias.

No entanto, também se entendeu que o uso intenso do ambiente digital e de seus recursos cobra seu preço. Com a sustentabilidade digital, é possível que as empresas protejam o meio ambiente sem comprometer o sucesso corporativo.

Para as empresas, a [digitalização](https://ascenty.com/blog/artigos/digitalizacao-nas-empresas/) com foco na sustentabilidade permite que as organizações desenvolvam e implantem tecnologias para garantir competitividade e crescimento de longo prazo, tudo dentro dos limites do meio ambiente e seguindo o direcionamento dos objetivos estabelecidos pela ONU.

Com essa perspectiva, cada vez mais empresas buscam a sustentabilidade digital para:

– Usar tecnologia digital para reduzir custos, otimizar as operações de negócios e minimizar o impacto ambiental negativo.
– Gerar novos fluxos de receita e ter um efeito positivo na sociedade, desenvolvendo novos modelos de negócios disruptivos e transformadores ou propostas de valor.
– Usar tecnologia de ponta, como IA, ML, [Blockchain](https://ascenty.com/blog/artigos/blockchain/) e realidade aumentada para facilitar novos modelos de negócios e propostas de valor que possam atender às necessidades globais de maneiras radicalmente diferentes e sustentáveis.

Mas como a sua empresa pode começar a desenvolver uma cultura de sustentabilidade digital que favorece os negócios e contribui com o meio ambiente? Seguem cinco iniciativas para sua empresa aderir à sustentabilidade digital:

## 1 – Otimize as operações internas
Busque informações de vários departamentos sobre quais aspectos que a tecnologia pode melhorar e onde existem falhas ambientais atuais.

## 2 – Abrace o trabalho remoto
Reuniões virtuais e plataformas de comunicação digital demonstraram seu valor na redução dos custos de deslocamento, viagens de negócios e manutenção de espaços físicos de escritório.

Como prática de negócios sustentável, o [trabalho remoto](https://ascenty.com/blog/artigos/empresa-remota/) deve ser uma prioridade — mesmo após a pandemia.

## 3 – Escolha tecnologias com foco em eficiência energética
Vários elementos de infraestrutura, como servidores de dados, exigem quantidades significativas de energia para realizar seu trabalho.

Para evitar frustrar seus próprios esforços por meio do consumo excessivo, escolha ferramentas projetadas para [eficiência energética](https://ascenty.com/blog/artigos/eficiencia-energetica-em-data-center/) e forme parcerias com fornecedores que usam fontes renováveis e são certificados em gestão ambiental.

## 4 – Gerencie seus recursos de forma eficaz
Para implementar efetivamente as iniciativas de sustentabilidade, as organizações precisam integrar informações e processos de todas as funções de negócios sustentáveis em um banco de dados consolidado, a partir do qual podem ser monitorados e gerenciados.

Um sistema como o ERP permite que as empresas centralizem todas as atividades de negócios em um único sistema para que possam acompanhar seu desempenho, incluindo os indicadores de sustentabilidade.

## 5 – Desenvolva parcerias estratégicas
Parceiros da cadeia de suprimentos, fornecedores de hardware e provedores de software, como serviço (SaaS), podem ajudar a fornecer os recursos, experiência e infraestrutura para apoiar seus esforços de sustentabilidade digital.

Escolha aqueles que já engajam, preocupam-se e [investem na questão sustentável](https://ascenty.com/blog/artigos/conheca-as-solucoes-ascenty-que-tornam-a-ti-sustentavel/), para assegurar que todo seu supply chain se alinhe aos seus objetivos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)