Carreira

Competências perdem valor com o passar do tempo?

O conceito "inflação das competências" deve ser considerado quando o assunto é desenvolvimento de carreira. Fique atento às tendências do mercado e invista em competências para a sua vida profissional
Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Compartilhar:

Você já se perguntou se suas competências perdem valor ao longo do tempo? Recentemente, o conceito “inflação das competências” foi discutido no artigo da *Forbes* “How ‘skills inflation’ erodes value — what business leaders can do about it” ( leia [aqui](https://www.forbes.com/sites/ulrikjuulchristensen/2022/10/03/how-skills-inflation-erodes-value—what-business-leaders-can-do-about-it/?sh=22abf06a6210) ), em que o autor Ulrik Christensen aborda a perda de valor das competências com o passar do tempo.

De acordo com Christensen, assim como o dinheiro perde valor com a inflação, as competências também podem perder valor com o passar do tempo. Isso acontece porque o mundo do trabalho está em constante mudança e evolução, o que exige que as pessoas estejam sempre atualizadas e preparadas para o que está por vir. Assim, competências que eram muito valorizadas há algumas décadas podem não ter o mesmo valor hoje em dia, e competências valorizadas atualmente podem não ter o mesmo valor daqui a 20 anos.

O conceito de “inflação das competências” tem um impacto importante no mundo do trabalho. Se as suas competências perdem valor com o passar do tempo, isso significa que você precisa estar sempre se atualizando e desenvolvendo novas para se manter competitivo. Além disso, é importante buscar empresas que também invistam em capacitação e desenvolvimento continuado para seus funcionários, a fim de manter suas competências atualizadas e relevantes.

Para exemplificar esse conceito, podemos pensar nas competências técnicas relacionadas às linguagens de programação. Há algumas décadas, uma determinada linguagem era muito valorizada no mercado de trabalho, mas hoje em dia ela pode não ser tão utilizada assim. Isso demonstra como as competências técnicas podem perder valor ao longo do tempo e como é importante estar sempre atualizado e preparado para o que está por vir.

A pergunta que surge é: será que o conceito de “inflação das competências” se aplica também às competências comportamentais? A resposta é um pouco mais complexa. Enquanto as técnicas podem perder valor com o passar do tempo, as comportamentais tendem a se desenvolver e ganhar valor com a prática e o tempo.

As competências comportamentais geralmente não perdem valor à medida que o tempo passa porque elas são relacionadas a atitudes e comportamentos que são importantes em qualquer ambiente de trabalho. Elas incluem aspectos valiosos como comunicação, resolução de problemas, liderança, entre outras, porque ajudam as pessoas a se adaptar a diferentes situações, ambientes de trabalho, desempenhar bem suas funções e alcançar resultados diferenciados. Dessa forma, as competências comportamentais podem se tornar mais valiosas com o passar do tempo, quanto mais você as pratica, melhor você ficará, e elas nunca ficarão obsoletas ao longo do tempo, diferente das competências técnicas que podem perder o seu valor.

Em última análise, o mais importante dentro do conceito de “inflação das competências” é mostrar a importância de estar sempre se atualizando e desenvolvendo novas aptidões para se manter competitivo no mercado de trabalho. É importante considerar tanto as competências técnicas quanto as comportamentais e estar ciente e atento às novas demandas do mercado. Dessa forma, as pessoas e as empresas podem se preparar para as mudanças no mundo do trabalho e se manterem competitivas no mercado.

Além de investir em capacitação e desenvolvimento continuado, outras estratégias que as pessoas e as empresas podem adotar para lidar com a “inflação das competências” incluem:

– Manter-se atualizado sobre as tendências e mudanças no mercado de trabalho e no setor em que se atua, a fim de identificar as habilidades que podem estar perdendo valor e as habilidades que estão ganhando importância.
– Investir em competências comportamentais, como inteligência emocional, resolução de problemas e habilidades de liderança, que podem ajudar a se manter competitivo em qualquer ambiente de trabalho.
– Ter flexibilidade e adaptabilidade para aprender novas habilidades e se adaptar a mudanças no mercado de trabalho.

Enfim, o conceito “inflação das competências” é algo importante a se considerar quando se fala em desenvolvimento de carreira. Ao ficar atento às tendências do mercado de trabalho e investir em competências, você pode se preparar para as mudanças e manter as suas atuais e relevantes.

Compartilhar:

Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2025
Em um mundo cada vez mais automatizado, liderar com empatia, propósito e presença é o diferencial que transforma equipes, fortalece culturas e impulsiona resultados sustentáveis.

Carlos Alberto Matrone - Consultor de Projetos e Autor

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)