Direto ao ponto

Como fica a educação no pós-pandemia?

Segundo artigo da Esade, de Barcelona, A Covid-19 dará o golpe de misericórdia em alguns modelos de ensino analógicos

Compartilhar:

Tudo indica que o mundo pós-Covid-19 verá um forte crescimento nas opções de educação online. A crise sanitária e econômica levará ao surgimento de novos modelos e aumentará a competitividade interna, o que deve fazer alguns negócios estabelecidos desaparecerem.

Na opinião de Andrés Raya, colaborador do Departamento de Gestão de Pessoas e Organização da Esade, a digitalização de muitos setores sofrerá um impulso definitivo. “É importante entender que não sobreviverá quem simplesmente transferir os antigos modelos analógicos para o digital”, afirma em artigo publicado do blog da Esade, da Universitat Ramon Llull, em Barcelona.
No setor de educação, ele destaca a Minerva School como um exemplo. Criada em São Francisco, em 2014, a Minerva faz parte da plataforma Active Learning Forum, que oferece cursos exclusivamente online. Com preços abaixo dos de outras universidades americanas tradicionais, recebe cerca de 25 mil inscrições por ano – e apenas 1,2% são aceitas. Conta com investidores do calibre da Benchmark Capital, TAL Group, ZhenFund e Yongjin Group.

A interação nas aulas é alcançada por meio do trabalho colaborativo e do feedback quase imediato quanto ao desempenho. Não há exames e o trabalho está focado na gestão de quatro grandes competências: pensamento crítico, pensamento criativo, comunicação eficiente e interação eficiente.
O objetivo é formar profissionais flexíveis, capazes de se movimentar em ambientes complexos e de se adaptar a mudanças drásticas, ou seja, um modelo educacional que permite experimentar inovação no ritmo do desenvolvimento de forças disruptivas: inteligência artificial, aprendizado por máquina, economia compartilhada, biotecnologia, impressão 3D e internet das coisas.
“Esse discurso é válido para qualquer curso de formação e principalmente para a educação executiva, que vai precisar formar uma geração de líderes capazes de transformar o mundo”, completa Raya.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança