Uncategorized

Contagem regressiva com Scott Belsky

O concorrido consultor de criatividade ressalta a importância do banho e do contato com a comunidade para quem quer inovar sem “saltos”

Compartilhar:

**5 – Todos nós temos grandes ideias, mas com frequência elas evaporam. Por quê?**

As pessoas criativas costumam sofrer a “síndrome dos saltos de ideia em ideia”. Quanto mais criativo o ser humano é, mais ideias ele tem; quanto mais as tem, mais tende a não completar nenhuma. Os dias passam e o entusiasmo diminui, até desaparecer. Aí vem outra ideia e toma seu lugar. O trabalho cotidiano, cada vez mais complexo, nos tira o foco também, distanciando-nos da ideia. 

**4 – Organização resolve?**

Em parte, sim. Para lutar contra a sabotagem cotidiana, a primeira coisa a fazer é analisar de que maneira administramos nossos projetos no dia a dia, como distribuímos e priorizamos nossa energia diária. Não ser responsável pela ideia perante os outros também influi; precisamos contar a alguém que nos responsabilize por ela. 

**3 – A invasão contínua de mensagens de texto e voz pode ser um obstáculo adicional?**

Sim, porque passamos o dia em um contínuo fluxo de trabalho, reagindo aos outros em vez de agir no que mais nos importa. Tomar banho sem celular perto é importante por isso; ali temos as ideias e pensamos em como implementá-las. 

**2 – O que pode contribuir para termos e implantarmos ideias?**

As forças da comunidade, se soubermos aproveitá-las, podem ajudar a fazer com que nossas ideias vinguem. A comunidade surpreende e inclui clientes ou compradores, a equipe de trabalho, colegas, concorrentes, o setor e a sociedade. 

**1 – Liderança importa?**

Sim! Não há ideia que se concretize sem líder. Para uma ideia vingar, este deve se fazer uma só pergunta: como manter a equipe unida e comprometida durante tempo suficiente para levar a ideia adiante? 

> **Saiba mais sobre Belsky**
>
> **Quem é:** fundador e CEO da Behance, empresa norte-americana que desenvolve produtos e serviços para setores criativos. 
>
> **Livro:** A Ideia é Boa. E Agora? (ed. Saraiva), best-seller nos EUA. 
>
> **Status:** uma das 100 mais criativas pessoas de negócios em 2010, segundo a revista Fast Company.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
ESG
13 de outubro de 2025
ESG não é tendência nem filantropia - é estratégia de negócios. E quando o impacto social é parte da cultura, empresas crescem junto com a sociedade.

Ana Fontes - Empreendeedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia
10 de outubro de 2025
Com mais de um século de história, a Drogaria Araujo mostra que longevidade empresarial se constrói com visão estratégica, cultura forte e design como motor de inovação.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura