Desenvolvimento pessoal

A angústia dos jovens na escolha profissional

Se você é jovem em início de carreira ou tem a responsabilidade de mentorar essa nova geração, essa coluna é para você.
Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Compartilhar:

O que vou fazer profissionalmente? Escolhi a carreira certa? Como faço para entrar no mercado de trabalho? De que forma posso redirecionar a minha trajetória profissional? Estas perguntas tiram o sossego de muita gente, em especial dos jovens. 

Uma pesquisa realizada pela Cmov com mais de 2 mil jovens em todo o Brasil confirmou essa situação: 82% dizem não saber ou ter dúvidas do que fazer profissionalmente. Aliada a essa angústia está a grande dificuldade que o jovem tem em conseguir entrar no mercado de trabalho. 

Se esta é a sua realidade ou então se você é tutor de algum jovem, esta coluna é para você. Neste espaço, discutiremos temas que impactam o começo de carreira da nossa juventude, trazendo ferramentas e insights para quem deseja se preparar melhor. 

Para começar, com base em nossas análises, trazemos aqui três principais razões que dificultam o início de carreira dos jovens:

1. ### Não Entender a Diferença entre profissão e carreira

O primeiro grande equívoco que pode dificultar as decisões profissionais dos jovens é o de não saber diferenciar claramente profissão de carreira. Este ponto, à primeira vista, pode parecer simples, mas na verdade é muito importante e, infelizmente, pouco elucidado no mundo acadêmico e profissional. 

Normalmente quando chega a fase da escolha profissional e da faculdade, não se pensa, fala ou se discute, sobre carreira. Todo peso é colocado na escolha da profissão, ou seja, o curso que irá fazer na faculdade. Pensar sobre a carreira, infelizmente, não é o foco das discussões sobre futuro e escolha profissional. 

Porém, quando se entende que carreira é o caminho a trilhar a partir das experiências e vivências, é que se percebe que a escolha da profissão é apenas uma parte da carreira. Sendo que às vezes você até pode escolher uma profissão e acabar tendo caminhos de carreira completamente diferentes dos que você imaginou. E tudo bem.

2. ### Não saber qual é o “jogo” da sua Carreira

Segundo James Carse, os jogos podem ser classificados em dois tipos: os jogos finitos e os jogos infinitos. O jogo finito é aquele cujo objetivo é você ganhar o jogo, enquanto que no jogo infinito, o objetivo é você continuar jogando o jogo. Por exemplo, um jogo de futebol é um jogo finito. Já quem organiza o Campeonato Brasileiro de Futebol joga um jogo infinito, pois todo o ano vai ter um novo campeonato para realizar.

Até aí tudo certo. Qual é o grande problema? O problema é quando você acha que está jogando um tipo de jogo, quando na verdade está jogando outro. E isso pode não dar certo e gerar uma enorme frustração. 

#### Mas o que isso tem a ver com a sua carreira?

A carreira não é um jogo que você joga para ganhar uma única vez. A carreira é um jogo que você joga para continuar jogando. Ou seja, é um processo sempre em construção, um jogo infinito. 

Se a carreira é um jogo infinito, você precisa da mentalidade e de metodologias que ajudem você a jogar esse tipo de jogo. É importante que você perceba que existe uma lógica na construção da sua carreira e que esse método poderá ser utilizado pelo resto da sua vida, sempre que precisar definir o seu próximo passo ou rever o seu objetivo de carreira, que é um jogo inifinito. 

3. ### Não ter uma meta de carreira definida

Para se alcançar qualquer objetivo, definir uma meta e fazer um planejamento fará toda a diferença. Isso não é diferente para a carreira. 

Meta de carreira é ter um objetivo profissional claro e definido e isso fará toda a diferença para alcançar o sucesso no mercado de trabalho. Isso porque quando estabelecemos onde queremos chegar, é possível fazer uma avaliação dos pontos que serão necessários desenvolver. Assim como estabelecer planos de ação que irão permitir que o caminho seja mais fácil de ser alcançado. 

Quando o assunto é a carreira, saem na frente aqueles que possuem objetivos estabelecidos. Afinal, estes não se deixarão levar pelas circunstâncias e não perderão tempo com ações que não irão conduzi-los àquilo que almejam. 

Por tudo isso, se você ainda não tem uma meta de carreira definida, não perca mais tempo. Identifique quais são as atividades que você teria prazer em fazer, busque e pesquise sobre pessoas que são referência naquilo que você gostaria de fazer. Entenda o caminho que percorreram e se este caminho faz sentido para você. Quando estiver mais seguro desse caminho, experimente, vivencie, pratique atividades ligadas a ele. Assim, você poderá validar sua meta e começar a construir uma trajetória de carreira nessa direção. 

E como construir uma trajetória de carreira? Bem… esse é um ótimo assunto para um próximo artigo!

Compartilhar:

Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Artigos relacionados

Relacionamentos geram resultados

Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
24 de setembro de 2025
A IA na educação já é realidade - e seu verdadeiro valor surge quando é usada com intencionalidade para transformar práticas pedagógicas e ampliar o potencial de aprendizagem.

Rafael Ferreira Mello - Pesquisador Sênior no CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação
23 de setembro de 2025
Em um mercado onde donos centralizam decisões de P&D sem métricas críveis e diretores ignoram o design como ferramenta estratégica, Leme revela o paradoxo que trava nosso potencial: executivos querem inovar, mas faltam-lhes os frameworks mínimos para transformar criatividade em riqueza. Sua fala é um alerta para quem acredita que prêmios de design são conquistas isoladas – na verdade, eles são sintomas de ecossistemas maduros de inovação, nos quais o Brasil ainda patina.

Rodrigo Magnago

5 min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
22 de setembro de 2025
Engajar grandes líderes começa pela experiência: não é sobre o que sua marca oferece, mas sobre como ela faz cada cliente se sentir - com propósito, valor e conexão real.

Bruno Padredi - CEP da B2B Match

3 minutos min de leitura