Transformação Digital

A base da transformação digital

Saiba quais são os três degraus fundamentais da transformação digital para empresas de todos os segmentos e tamanhos
Telmo Costa é fundador e CEO da Meta, consultoria em transformação digital, com mais de 30 anos no mercado de tecnologia, com sede em São Paulo e atuação internacional.

Compartilhar:

Jornada digital é indissociável da estratégia de empresas em busca de resultados com inovação e tecnologia. O que ainda segue como desafio é o alinhamento da pauta da operação ao processo digital, com um objetivo final claro: o aumento da entrega de valor da empresa para seus clientes e colaboradores, ampliando a competitividade de maneira significativa.

Alguns cuidados podem tornar esse percurso mais eficaz. Não podemos, por exemplo, dissociar a transformação da operação do dia a dia do negócio. Ao mesmo tempo, é preciso ter consciência de que a transformação digital envolve pessoas e cultura organizacional. Mudanças tecnológicas precisam levar em conta esses pontos como prioridade.

Na Meta, consultoria em transformação digital, identificamos muito cedo que a transformação não diz respeito apenas a códigos e softwares. Essa é apenas uma etapa. Avançar nesse percurso envolve um processo contínuo, conectado com as pessoas, seus desejos e aspirações. Mesmo assim, muitos CEOs ainda percebem o digital como automatização de processos. Precisamos ampliar essa visão. Mas, se o caminho parece ser complexo, como alcançar a velocidade e a eficiência exigidas por nossos clientes?

Em busca de identificar como as empresas estão tratando questões como essa, firmamos parceria com a Fundação Dom Cabral para a realização de um trabalho inédito, o Estudo Nacional sobre Evolução da Inovação de Negócios e Digital, apresentadas na 1ª edição do DX Leaders, em São Paulo, evento que reuniu mais de 200 executivos que lideram a transformação digital em médias e grandes empresas com atuação no Brasil. O estudo trouxe os três degraus fundamentais que servem como indicativo para empresas em qualquer etapa da jornada de transformação digital:

1. A agenda da transformação digital precisa ser um agente de integração das pessoas e de toda a empresa. O objetivo da transformação tem que ser claro para todos, é importante sabermos onde nos encontramos na jornada, quais são as dificuldades atuais e os resultados esperados.
2. É fundamental a estruturação de um portfólio de projetos que trate de oportunidades e problemas relevantes da empresa. Além disso, devem ser estabelecidas prioridades e, para cada um dos projetos, apontar indicadores de resultado, objetivos de geração de valor e as hipóteses a serem testadas através de MVPs.
3. Senioridade, diversidade, flexibilidade, conhecimento da operação e capacidade de aprender e reaprender do time são atributos fundamentais, bem como o ambiente favorável a novas ideias.

Ampliar o impacto gerado pela organização para seus clientes, colaboradores e comunidades só será possível com pessoas comprometidas e engajadas. Para isso, é preciso ter clareza de propósito.

O modelo da organização que normalmente baseia-se em departamentos, que são quase miniempresas dentro da empresa, já passa por uma evolução baseada em cadeias de valor e squads multidisciplinares. Com isso os silos organizacionais são rompidos e começamos a ter as pessoas embarcando numa única jornada digital, com a velocidade e a eficiência que esse novo mundo exige.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Liderança
29 de setembro de 2025
No topo da liderança, o maior desafio pode ser a solidão - e a resposta está na força do aprendizado entre pares.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

4 minutos min de leitura
ESG, Empreendedorismo
29 de setembro de 2025
No Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, conheça negócios de impacto que estão transformando excedentes em soluções reais - gerando valor econômico, social e ambiental.

Priscila Socoloski CEO da Connecting Food e Lucas Infante, CEO da Food To Save

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional
25 de setembro de 2025
Transformar uma organização exige mais do que mudar processos - é preciso decifrar os símbolos, narrativas e relações que sustentam sua cultura.

Manoel Pimentel

10 minutos min de leitura
Uncategorized
25 de setembro de 2025
Feedback não é um discurso final - é uma construção contínua que exige escuta, contexto e vínculo para gerar evolução real.

Jacqueline Resch e Vivian Cristina Rio Stella

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)