Sustentabilidade

A convergência entre inovação e sustentabilidade é o caminho para o futuro

De 30 de novembro a 1º de dezembro, 20ª Conferência de Inovação da Anpei discute o desenvolvimento sustentável nos eixos temáticos de pessoas, tecnologia e novos modelos de negócios
Marcela Flores, é diretora-executiva da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

Compartilhar:

A inovação sempre foi base para o desenvolvimento econômico de qualquer nação. Apesar de o tema estar em moda hoje, o setor produtivo sempre procurou se aperfeiçoar para manter a competitividade. Quando se fala de empreendedorismo, inovar é fator decisivo para se destacar, se fortalecer frente à concorrência, fazer novos negócios, bem como atrair e reter talentos. A novidade é que por conta da pandemia de covid-19 os processos relacionados à inovação passaram por uma aceleração. Durante esse período, milhões de pessoas e empresas pelo mundo inteiro se mobilizaram em busca de alternativas quando o trabalho presencial não era uma opção.

Por esta razão, hoje entende-se a importância do tema, e a cultura da inovação é um dos legados dessa época transformadora e difícil. Com a recente organização da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, à enorme mobilização global pelo clima e à luta contra o aquecimento global, juntou-se dois pilares essenciais para o futuro quando postos em convergência: a inovação e a sustentabilidade.

O maior aprendizado que se deve atentar enquanto sociedade, frente às recentes e ainda vivas crises sanitária e ambiental, é que diante de tais situações estamos todos no mesmo barco e todos precisam se mobilizar. Nunca se obteve tanto resultado em tão pouco tempo quando olhamos para os processos tecnológicos que nos vimos obrigados a nos adequar. A humanidade precisa incorporar a ideia de constante adequação diante da necessidade de se criar culturas que respeitem o meio ambiente e que limitem nossos impactos no planeta. Esse movimento é o motor da transformação que a inovação e a sustentabilidade oferecem para um futuro melhor.

As organizações devem incluir na agenda a sustentabilidade como motivador principal da inovação. A pandemia da covid-19 reforçou a importância desse debate. Tema que a ONU levantou com a proposição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 – um compromisso de 193 países, entre eles o Brasil, com políticas públicas para o desenvolvimento das sociedades até o ano de 2030.

Dentre as metas dos ODS, podemos destacar o fortalecimento das capacidades científicas e tecnológicas para o desenvolvimento de padrões de produção e consumo mais sustentáveis; a realização do manejo sustentável de produtos químicos e outros resíduos; a redução da geração de resíduos por meio da prevenção, diminuição, reciclagem e reuso; entre outras mais.

O desenvolvimento sustentável é pauta de políticas públicas e também é tema estratégico no mercado. Primeiro, porque a busca pela sustentabilidade promove a inovação e a quebra de padrões defasados, envolve muita tecnologia e melhoria contínua. Outro fator são as oportunidades de negócios e lucratividade alinhadas a uma cultura de sustentabilidade. Afinal, o comportamento do consumidor mudou: há uma tendência de buscar empresas engajadas no cumprimento das ODS.

A inovação e a sustentabilidade se mantêm como pilares para a sociedade, organizações, meio ambiente e economia. Inovar é um pré-requisito para a sobrevivência no mercado: é preciso entendê-la de forma sistemática e, num próximo passo, transformá-la em cultura dentro das organizações. A hora de repensar nossos processos de maneira consciente já chegou, e esta é a proposta da [20ª Conferência de Inovação da Anpei](https://anpei.org.br/conferencia-2022/). O evento acontecerá entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Campinas-SP, e debaterá o Desenvolvimento Sustentável nos eixos temáticos de Pessoas, Tecnologia e Novos Modelos de Negócios.

Compartilhar:

Artigos relacionados

“Womenomics”, a economia movida a equidade de gênero

Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

“Strategy Washing”: quando a estratégia é apenas uma fachada

Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos – mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do “strategy washing” e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Como a inteligência artificial impulsiona as power skills

Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Uncategorized, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
20 de agosto de 2025
A Geração Z está redefinindo o que significa trabalhar e empreender. Por isso é importante refletir sobre como propósito, impacto social e autonomia estão moldando novas trajetórias profissionais - e por que entender esse movimento é essencial para quem quer acompanhar o futuro do trabalho.

Ana Fontes

4 minutos min de leitura
Inteligência artificial e gestão, Transformação Digital, Cultura organizacional, Inovação & estratégia
18 de agosto de 2025
O futuro chegou - e está sendo conversado. Como a conversa, uma das tecnologias mais antigas da humanidade, está se reinventando como interface inteligente, inclusiva e estratégica. Enquanto algumas marcas ainda decidem se vão aderir, os consumidores já estão falando. Literalmente.

Bruno Pedra, Gerente de estratégia de marca na Blip

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de agosto de 2025
Relatórios de tendências ajudam, mas não explicam tudo. Por exemplo, quando o assunto é comportamento jovem, não dá pra confiar só em categorias genéricas - como “Geração Z”. Por isso, vale refletir sobre como o fetiche geracional pode distorcer decisões estratégicas - e por que entender contextos reais é o que realmente gera valor.

Carol Zatorre, sócia e CO-CEO da Kyvo. Antropóloga e coordenadora regional do Epic Latin America

4 minutos min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de agosto de 2025
Como a prática da meditação transformou minha forma de viver e liderar

Por José Augusto Moura, CEO da brsa

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de agosto de 2025
Ainda estamos contratando pessoas com deficiência da mesma forma que há décadas - e isso precisa mudar. Inclusão começa no processo seletivo, e ignorar essa etapa é excluir talentos. Ações afirmativas e comunicação acessível podem transformar sua empresa em um espaço realmente inclusivo.

Por Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir e Larissa Alves, Coordenadora de Empregabilidade da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas, Estratégia
13 de agosto de 2025
Lideranças que ainda tratam o tema como secundário estão perdendo talentos, produtividade e reputação.

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

2 minutos min de leitura
Gestão de Pessoas, Carreira, Desenvolvimento pessoal, Estratégia
12 de agosto de 2025
O novo desenho do trabalho para organizações que buscam sustentabilidade, agilidade e inclusão geracional

Cris Sabbag - Sócia, COO e Principal Research da Talento Sênior

5 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de Pessoas, Lifelong learning
11 de agosto de 2025
Liderar hoje exige mais do que estratégia - exige repertório. É preciso parar e refletir sobre o novo papel das lideranças em um mundo diverso, veloz e hiperconectado. O que você tem feito para acompanhar essa transformação?

Bruno Padredi

3 minutos min de leitura
Diversidade, Estratégia, Gestão de Pessoas
8 de agosto de 2025
Já parou pra pensar se a diversidade na sua empresa é prática ou só discurso? Ser uma empresa plural é mais do que levantar a bandeira da representatividade - é estratégia para inovar, crescer e transformar.

Natalia Ubilla

5 minutos min de leitura
ESG, Cultura organizacional, Inovação
6 de agosto de 2025
Inovar exige enxergar além do óbvio - e é aí que a diversidade se torna protagonista. A B&Partners.co transformou esse conceito em estratégia, conectando inclusão, cultura organizacional e metas globais e impactou 17 empresas da network!

Dilma Campos, Gisele Rosa e Gustavo Alonso Pereira

9 minutos min de leitura