Uncategorized

A nova pirâmide de necessidades

Eric Almquist, especialista em analytics da consultoria Bain & Company, propõe outra hierarquia que permita às empresas criar valor para os consumidores

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/8626079a-6c73-4030-bceb-88cc7025cf03.png)

Após quatro anos de pesquisas, Eric Almquist, head de analytics da consultoria Bain & Company, propôs um redesenho da pirâmide de necessidades humanas que o psicólogo Abraham Maslow desenvolveu em meados da década de 1950. Segundo Almquist, no século 21 há 30 necessidades que, se adequadamente atendidas, levam à criação de valor para os consumidores e, portanto, para as empresas que os servem. 

Para confirmar se o atendimento dessas necessidades melhora de fato o desempenho das empresas, a Bain & Company realizou uma pesquisa com 10 mil pessoas sobre 50 empresas dos Estados Unidos, relacionando as 30 necessidades propostas com o NPS das companhias (o índice de satisfação dos consumidores criado por Fred Reichheld) e o crescimento de seu faturamento. Os respondentes indicaram em que medida suas necessidades eram atendidas com notas de 1 a 10. 

Empresas que receberam no mínimo nota 8 em quatro ou mais elementos de valor de pelo menos 50% dos respondentes apresentaram NPS quatro vezes superior e crescimento das vendas três vezes maior do que aquelas que ganharam 8 em um único elemento de valor. 

A pirâmide dos 30 elementos de Almquist foi concebida para uso com os consumidores, mas talvez possa ser utilizada para motivar colaboradores, como é a de Maslow. 

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/6524b43a-8824-41cd-bc5c-070fc464ec5e.png)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
3 de setembro de 2025
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura