Editorial

A pergunta de 20 milhões de dólares e o homem-cacto

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

A pergunta de US$ 20 milhões é dupla: “Por que gestores precisam de criatividade e como podem desenvolvê-la?”. E a resposta (integral ou, ao menos, parcial) você encontra nesta revista, depois de lê-la de cabo a rabo e participar das atividades. (Sim, este número tem várias atividades interativas, incluindo um game online para medir seu quociente criativo.)

Explico a precificação. Esse foi o mais alto valor já pago por uma obra de arte brasileira. É justamente a obra que aparece ao virar a página – A Lua, pintada em 1928 por Tarsila do Amaral e que será repintada por você. (Isso mesmo.) Hoje é vista no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, que desembolsou os US$ 20 milhões em fevereiro de 2019.

A Lua é linda, uma paisagem aparentemente muito simples no momento em que o sol se põe e lua surge. Mas sua criatividade, e seu valor, vem do cacto esquisito – com braço, tronco e cabeça, antropomórfico. Esse é o homem-cacto, um modo de Tarsila misturar surrealismo com mitos indígenas. O homem-cacto é a criatividade de impacto.

Bem. Assim como há tese de negócio e teoria de investimento, esta revista tem tese e teoria. A tese é de que criatividade não é algo só de artistas; empresas precisam cada vez mais dela – e as nossas precisarão especialmente, se quiserem que o Brasil se recupere deste horror vivido agora. E a teoria é que criatividade é algo tanto individual quanto coletivo. Veja Tarsila: ela criava sozinha, mas sempre cocriava com os colegas do movimento antropofágico. Nas empresas, pessoas e equipes criam.

Em suma, esta HSM Management traz uma série de conteúdos estruturadores do processo criativo nos negócios, um melhor que o outro, dividindo-os em lado A e lado B para representar individual e coletivo. Neste, que é o lado B, destaco: o holandês BJ Hilberts falando de liderança criativa; o texto da cópia como “start” da criação; o texto sobre a teia da P&D; o artigo do nosso Eduardo Ibrahim, professor da SingularityU Brazil; o case do varejo popular; a reportagem sobre educação (de crianças e adultos) para a criatividade etc. Ah, a jornada de leitura contém trechos de poemas; servem para soltar as amarras da sua imaginação.

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
Ser CEO é mais que ocupar o topo - para mulheres, é desafiar estereótipos e transformar a liderança em espaço de pertencimento e impacto.

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics® Brasil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
3 de outubro de 2025
A IA está redefinindo o trabalho - e cabe ao RH liderar a jornada que equilibra eficiência tecnológica com desenvolvimento humano e cultura organizacional.

Michelle Cascardo, Latam Sr Sales Manager na Deel

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de outubro de 2025
Na indústria automotiva, a IA Generativa não é mais tendência - é o motor da próxima revolução em eficiência, personalização e experiência do cliente.

Lorena França - Hub Mobilidade do Learning Village

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Chico Araújo - Diretor-executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade - IAV e Cofundador do The Long Game

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de outubro de 2025
No mundo pós-IA, profissionais 50+ são mais que relevantes - são pontes vivas entre gerações, capazes de transformar conhecimento em vantagem competitiva.

Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Inovação
30 de setembro
O Brasil tem talento reconhecido no design - mas sem políticas públicas e apoio estratégico, seguimos premiando ideias sem transformar setores.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)